quinta-feira, 30 de abril de 2020

Péricles Júnior conta sua trajetória no esporte em entrevista

Péricles Junior em uma de suas conversas com suas atletas
Em 1999 Júnior na acompanhava as equipes da Semepp em jogos regionais e Abertos

Junior com o Pai Péricles Menezes com troféus em jogos abertos 


Péricles Junior foi um excelente atleta de handebol e honrou a tradição Prudentina


 “CRESCI DENTRO DO ESPORTE PRUDENTINO”

O ex-atleta e atualmente técnico de handebol da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente - SEMEPP conta sua trajetória no esporte. Acompanhe abaixo a entrevista com ele.

Quem é Péricles Junior?
Péricles Junior, tem 31 anos é  natural de Martinópolis-SP, casado com Joslayne  e quatro filhos Victoria, Camili, Valentina e Arthur.

Amor ao esporte?
Cresci dentro da antiga Autarquia Municipal de Esportes - AMEPP. Meu pai é funcionário da secretaria desde 1993 e na minha infância ele sempre levou eu e meus irmãos nas atividades esportivas promovidas pela autarquia bem como nos Jogos Regionais. Foi assim que me peguei ao esporte e sempre soube que iria trabalhar nesta área. Lembro-me do primeiro Jogos Regionais em 1999 quando Presidente Prudente sagrou-se campeão no Futebol Masculino, era um grande time, com xerifão Pablo na zaga, Djalminha entre outros craques e também tinham grandes profissionais no quais hoje trabalho junto na SEMEPP, desde a equipe de apoio como Tom, Beleza, tia Cleuza, Neguinho, Chicalé, até os colegas de profissão Djalmão, Horácio, Manguito, Quinha, Porto, Negativo entre tantos outros nos quais ainda atualmente são funcionários.

Como atleta de handebol?
Inicie em Martinópolis na escola Santos Dumont com 10 anos incentivado pelo professor Zé, hoje já falecido ele sempre nos incentivou e logo encaminhou eu e alguns meninos para a DEREM, onde chegando lá tive o prazer de conhecer o Professor Rogério Percinoto, pessoa a qual eu tenho muito respeito, pois muito do que sei hoje foi ele quem me ensinou. Joguei em Martinópolis de 2000 a 2005 e foram anos muito vitoriosos, com participações na Liga de Handebol, Copa São Paulo e também Jogos da Juventude, Regionais e Abertos.  Em 2006 fui para o Esporte Clube Corinthians junto com o João Paulo e o Julio César ambos martinópolenses,  onde joguei o Campeonato Paulista e Brasileiro no qual ficamos em quarto lugar na competição disputada em Betim-MG, mas no segundo semestre retornei a Martinópolis e logo se mudei para Cascavel-PR onde tive o prazer de conhecer e jogar com grandes atletas, como Diego, Catena, Kenio, Gui, Flavio, Jair que foi atleta da seleção brasileira e outros o qual tenho contato até hoje e com quem joguei por Presidente Prudente também como Marcelão “Cebola”  que seleção. Em 2010 retornei a Presidente Prudente e como atleta e estudante de Educação Física fomos tri-campeões dos Jogos Regionais por Presidente Prudente. Ainda como atleta por amor representei Martinópolis nos últimos anos sendo terceiro lugar por três anos consecutivos nos regionais e em 2019 ainda fomos vice-campeão da Liga Regional do Estado de São Paulo.
Péricles Treinador?

Tudo teve inicio nos Jogos Abertos da Juventude realizado em Osvaldo Cruz, após convite do Técnico Rogerio Percinoto para acompanhar a equipe feminina de Martinópolis, na sua comissão na final estadual e ai tomei gosto pela profissão na qual atuo até hoje. Em 2013 a convite da Secretária de Esportes Tute dei meu primeiro passo como técnico pro Presidente Prudente. Ao longo dos anos conseguimos estruturar o trabalho junto ao professor Julio e professores de algumas escolas particulares como Vandal e Diego Bacarin. No mesmo ano eu iniciei o trabalho como uma atleta “Isadora Cavali” e ao longo dos anos o trabalho começou a gera resultado já em 2014 tivemos bons resultados na Liga Regional de Handebol de Dracena e atualmente nossas equipes sempre estão entre as melhores conquistando títulos ou figurando entre os primeiros na nossa região. No ano de 2015 iniciei um trabalho com o apoio da Unimed junto ao Programa Cidadescola. No ano de 2017 junto ao professor David Teles já como Instituto EDESPP seguimos aperfeiçoando e elevando o numero de alunos atendidos no Programa, atualmente atendemos 9 escolas com o handebol e 6 com basquete. Em 2019 recebi um convite do Secretário Claudinei Quirino para integrar o quadro de funcionários para atuar em outras ações da SEMEPP. Ainda tenho muito a aprender e neste tempo de pandemia tenho trabalhado com orientações de treinos aos atletas e também realizando cursos promovidos pela federação paulista de handebol online,  espero que logo possamos estar em quadra novamente e torna realidade o sonho de jogar a competição da federação com a melhores equipes do pais.

Qual seu objetivo na sua profissão?
Acredito na formação do cidadão do bem, e assim atuo, mas também tenho uma gana na atuação como técnico de alto rendimento, atualmente tenho grandes equipes desde o sub-12 até o sub-18 onde conseguimos ao longo dos anos aprimorar-se e conquistar títulos.

Suas conquistas?
Ao longo do tempo foram muitas conquistas na Liga Regional, Jogos da Juventude, Regionais, Copa São Paulo, Jogos Abertos, e demais competições Esportiva, pra mim a mais marcante até hoje foi o terceiro lugar em Franca nos Jogos Abertos da Juventude com a equipe feminina. Uma partida decidida nos instantes finais ganhamos de Botucatu por um gol e ficamos com a terceira colocação.


Futuro do Handebol Prudentino?
“Atualmente e com o apoio do Governo de Presidente Prudente a pedido do Secretário de Esportes, Claudinei Quirino participaremos do ‘Super Paulistão”. Esperamos que tudo volte ao normal logo, pois nosso Secretário junto ao Governo e patrocinadores não mediram esforços para que Presidente Prudente integra-se o quadro de filiados na federação tornando-se o primeiro município da região a estar em uma competição federada.


Como você avalia o Péricles atleta, técnico e o momento atual?
Sou grato por todo momento da minha vida, fui atleta e ainda arrisco jogar, este ano já fui campeão por Assis em um torneio disputado em Ourinhos, como técnico passo o momento da minha vida, sou muito feliz pelas oportunidades que tive e ainda quero alcançar vôos maiores, quanto ao momento atual espero que passe logo e que  possa estar atuando em quadra novamente. Agradeço a todos que ao longo desses anos me deram a oportunidade de desenvolver meu trabalho, família, amigos, colegas de profissão, patrocinadores e a Presidente Prudente por te me acolhido desde pequeno, meu muito obrigado!


A Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas respeitando o decreto


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ex-volante do Corintinha Prudentino, Souzinha tem uma linda história linda de serviços prestados ao nosso futebol

Souzinha comandou o time Sub-11 do Gremio Prudente/Semepp no Paulista em 2018



Hoje Souzinha comanda escolinha de futebol da Semepp no Parque do Povo

Souzinha comandando o Corintinha Prudentino

Souzinha comandando time de futebol no Japão


em pé:Moacir, Denilton,Cidinho Lourenção,Odair,China,Zarur,Reinaldo,Marco Aurélio,Nilton,Toninho(tec.)
ag:Carlinhos,Ricardo,Angelo,Olavo,Marco Antonio,Adoilson,Souzinha.

Em meio a pandemia, seguimos resgatando a memória esportiva. Hoje vamos contar a história de um grande volante que fez história no nosso extinto Corintinha Prudentino, entre outras agremiações. Estamos falando de Benedito de Souza Miranda, o Souzinha de 64 anos. Nascido em Barretos, ele é casado com Ednice Dias com quem tem 03 filhos – Thiago Dias e a gêmeas Camila Dias e Karine Dias.

Sua carreira como atleta começou em 1975 no time do Barretos, passando em seguida pelo Uberaba de Minas Gerais. Na sequência veio para Presidente Prudente onde defendeu o Mosqueteiro Prudentino por anos. Depois passou por Nacional da Capital, Gama do  Distrito Federal, Dracena FC, Corumbaense do Mato Grosso do Sul, Marília, Tupã, Guarani de Adamantina e novamente o Corintinha Prudentino onde jogou por mais 2 anos encerrando sua carreira como atleta profissional na Capital da Alta Sorocabana. No mesmo Corintinha de Prudente, Souzinha dava início a função de técnico de futebol, depois passou pelo Japão, voltou ao time de Prudente, na sequência assumiu o Bandeirante de Birigui onde ficou por 5 temporadas, depois trabalhou no Tubarão em Santa Catarina; depois Tupã, Coréia do Sul Araçatuba, Guarani de Palhoça Santa Catarina. Na sequencia comandou a Francana e por duas vezes disputou o Paulista como treinador do Presidente Prudente FC encerrando a carreira como técnico de futebol profissional.

Entre as principais conquistas sob o seu comando, foram um quarto lugar na divisão intermediária do Paulista, livrou o Bandeirante de Birigui do rebaixamento por duas temporadas para a terceira divisão, 1 Copa de Futebol do Interior em 2001 conquistando a vaga da Copa do Brasil com o time de Birigui. No Japão, ele foi campeão em duas ligas. Na Coréia do Sul, um terceiro lugar em uma competição que contava com 20 clubes disputando a competição na segunda divisão. Em Santa Catarina, com o Tubarão, foi campeão da segunda divisão conseguindo a vaga para a primeira divisão estadual.

Atualmente, Souzinha trabalha na Semepp – Secretaria Municipal de Esporte, onde desempenha a função de professor de futebol no Projeto Escola de Formação Desportiva. Ele se  diz  do orgulho de ter tido uma carreira brilhante e vitoriosa. “O futebol fez e faz parte da minha vida, no qual eu faço com   muita dedicação e  carinho. Não tenho do que reclamar, minha carreira foi muito positiva, mesmo com  os obstáculos e dificuldades, foram anos e anos dedicados com o futebol seja como atleta ou técnico de futebol por onde eu passei. Hoje estou na Semepp onde nossa função primeiramente é realizar um trabalho social com alguns meninos e os que se destacam eles são selecionados e enviados para as equipes de competições da Semepp onde terão a oportunidade de mostrar seu talento, embora primeiramente o nosso objetivo é formar o cidadão e é claro dar a chance quem sabe dele vim a ser um jogador de futebol onde ele terá a chance de disputar vários campeonatos regionais, estaduais e até o campeonato paulista de base. Mas é bom ressaltar que não basta somente ser bom de bola, mas principalmente bom na escola”, contou Souzinha.

E nesse trabalho  na Semepp, Souzinha informa que já existe 02 atletas de 15 anos que estão jogando no Atlético Paranaense; um no Fluminense e muitos desses jogadores estão tendo a oportunidade de mostrar seu potencial no Grêmio Prudente que é nosso parceiro e tudo isso a Semepp  é que oferece essa oportunidade aos garotos. “Me sinto honrado e orgulhoso de participar desse trabalho e agradeço ao nosso Prefeito Nelson Bugalho e ao secretário de esporte, Claudinei Quirino no qual vem fazendo parte desse trabalho. Por isso agradeço a Deus por tudo o que eu tenho, a minha família e as conquistas que eu obtive ao longo na minha carreira”, finalizou Souzinha.

Vale ressaltar que por orientação da OMS  e o decreto municipal, todas as atividades da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente estão  paralisadas.
Fotos cedidas Souzinha

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Professor Manguito relembra bons momentos vividos no esporte

Manguito é hoje Chefe de Transporte da Semepp

Manguito com o então técnico do Palmeiras Felipão em um dos jogos do Verdão aqui no Prudentão

Manguito comandou equipes de futebol de base da Semepp

Manguito com Antonio Carlos Zago ex-zagueiro do Santos

Manguito época de atleta de Prudente

O funcionário de carreira da Semepp - Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente, Josué Ferreira do Carmo, de 56 anos,  o Manguito, como é conhecido carinhosamente por todos, já foi um dos principais atletas do atletismo da nossa região. Natural de Presidente Prudente, ele iniciou sua carreira no esporte em 1975 na cidade de  Panorama – SP -  com o professor Francisco de Assis Ricco, depois veio para a Capital da Alta Sorocabana em 1980, onde deu início aos treinamentos com o técnico o  professor José Antonio Gazbin dos Santos.

Manguito era especialista nas  provas de  salto em distancia, mas como faltava atletas, teve que começar a correr os 800mts e 400mtsrasos  e 400 mts com barreiras. “Quando cheguei em Prudente eu esperava ficar apenas nas provas de salto, mas com a falta de atletas nas provas de pista, o Gazabin me colocou nestas provas,  .onde tive bons resultados. e  cheguei ate fazer o decatlo, nos jogos regionais de 1984 em Presidente Venceslau ficando em terceiro lugar no geral”, contou Josué.

Uma de suas  façanhas do atletismo, foi competir no Troféu Bandeirantes em São Paulo. A prova dos 800 metros rasos nesta competição era  muito difícil, e nesta mesma série com ele  estava o atleta olimpico Zéquinha Barbosa. “Me colocaram na mesma prova com o Zéquinha Barbosa e  quando vi eu ele eu  disse misericórdia senhor. Quando o arbitro deu o tiro de saída ele já estava a 100mts a frente ai eu falei só Deus na causa”, contou Manguito.
No ano de 1985, Manguito foi competir  pela cidade de Presidente Venceslau, onde  ja estava encerrando sua carreira  por problemas no joelho. Em 1986, já fora das pistas,  Manguito  começou  a trabalhar com escolinhas de  futebol, vindo a se tornar  tecnico das equipes de alto rendimento (times de competição). Em 2000, Josué se forma no curso de educação fisica pela Universidade Estadual São Paulo.(Unesp).

“Quando parei de correr, pensei comigo, tenho que continuar me dedicando ao esporte. E sendo amante do futebol, dei início ao trabalho com times de futebol em Prudente. Por isso, me dediquei e me formei em educação física.  O esporte me representou e representa um alto rendimento de amizades  e interação. Posso dizer  que o esporte é o único meio de sociabilização e estou ha 30 anos trabalhando dentro da secretaria de esportes,´ onde exerço a função Chefe de Transporte da Semepp, transportando atletas para diversas cidade e  estados do nosso Brasil. Gosto muito do esporte e de praticar atividade física, jogar meu futebol no final de semana. Tudo é  saudável  onde o ser humano se sente bem por meio dessas praticas. Infelizmente estamos passando essa pandemia que acaba nos deixando mais no isolamento, mas mesmo assim faço minhas atividades no Parque do Povo com muito cuidado seguindo as orientações. Digo que a atividade física  é gratificante. É importante  você praticar seja uma caminhada,  uma corrida feita ,e na forma mais complexa acompanhado(a) de um profissional da area para melhor orientação”, finalizou Manguito.  

Vale ressaltar que por orientação da OMS  e o decreto municipal, todas as atividades da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente estão  paralisadas. 



quarta-feira, 15 de abril de 2020

Em meio a pandemia, Federação Paulista de Handebol realiza vídeo conferencia para discutir início da competição



Péricles Junior participando da web conferencia ontem 

Foi realiza ontem dia 14 de abril, uma vídeo conferencia com os representantes das equipes da categoria juvenil feminino que vão  participar do  Paulistão de Handebol  2020. Na ocasião, a Federação apresentou uma possível data início da competição e também foi discutido  a formulação do sistema de disputa.
Com essa pandemia que tomou conta do mundo, alguns ajustes serão necessários e a federação prevê que o ínicio dos jogos para a segunda quinzena de julho, mas já adianta que mesmo nessa data, serão tomadas todas medidas de segurança, respeitando as normatizas da Organização Mundial de Saúde.

Esteve representando a equipe da Semepp/Unimed/Instituto Edespp nessa conferencia, o professor Péricles Junior, que aprovou junto aos demais representantes a data e também a forma de disputa, que foi alterada para um turno apenas.

“Estive participando da Web conferencia  e acredito que em meio essa pandemia, as medidas tomadas pela federação na realização de um turno único foram acertadas, para que que se mantenha a competição e a nossa primeira participação é muito válida, pois iniciamos o ano trabalhando com esse projeto e os treinamentos estavam todos voltados para o Super Paulistão. Portanto, a expectativa é da realização da competição, após tudo se normalizar”, comentou Junior.

Vale ressaltar que a data exata de inicio ainda não foi estabelida e nem da estréia da equipe de Presidente Prudente, bem como a reunião técnica da categoria infantil será realizada nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 17h.
Fotos cedidas Péricles Junior



Mesmo com a pandemia do Covid-19, paratleta Jerusa Geber dos Santos segue treinando em casa visando temporada de 2020


Time da Jerusa hoje cedo no Parque do Povo 


Em meio a pandemia do Coronavirus, as competições esportivas no mundo seguem paralisadas e sem previsão de volta. E para não ficar parado, e sob as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde, os  atletas de várias modalidades esportivas estão se virando como pode para manter a forma física. Em Presidente Prudente, a atleta paraolímpica Jerusa Geber dos Santos, que representa a equipe da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte tem feito seus treinos orientado pelo seu técnico e esposo, Luiz Henrique Barbosa da Silva. De acordo com ele, o atleta não pode ficar parado esperando passar esse momento do Covid 19.

“Sabemos da situação é muito séria que o mundo passa em virtude desse vírus que já matou muita gente, mas estamos fazendo os treinos de forma que improvisada, pois está tudo fechado as academias e a pista da Unesp. Por isso, estamos usando o Parque do Povo, algumas quadra de areia, trabalhando a parte física e de corrida”, contou Luiz.   

Jerusa estava empolgada para disputar os Jogos Paralímpicos do Japão, que seria agora em de 25 de agosto a 06 de setembro, mas foi adiado para o ano que vem de 24 de agosto  a 05 de setembro. Mesmo com a  adiamento para 2021, os índices estão mantidos e a atleta de Prudente ostenta a marca de 11”85 na categoria classe T11 que é o recorde mundial da prova dos 100 metros.

O técnico da Semepp espera que tudo isso passe logo e tudo volte ao normal. “É claro que  a saúde é prioridade, mas estamos aqui orando a Deus para que passe logo tudo isso e o planeta volta ao normal. Se tudo der certo, já no segundo semestre teremos alguns compromissos entre eles a Etapa Nacional”, finalizou  o técnico da atleta.

Em 15 anos de carreira , Jerusa carrega no seu curriculum muitas conquistas. Confira os resultados:- 2005 – (jogos Para Pan Americanos de Cegos da IBSA, em São Paulo – prata nos 100m e nos  200m e bronze no salto em distância); 2007 – Mundial de Cegos da IBSA em São Paulo – prata nos 100 e no salto em distância; 2008 – Jogos Paralímpicos Pequim/China  – bronze nos 200 mts; 2011 – Jogos Pan-Americanos Guadalajara – México -   prata nos100 e 200 mts; 2011 – Mundial Nova Zelândia – prata nos 100 e 200 mts; 2012 – Jogos Paralimpicos – de Londres/Inglaterra – prata nos 100 e 200 mts; 2013 – Mundial do IPC Lyon – França – prata nos 100 e 200 mts; 2015 – Jogos Panamericanos Toronto Canadá – bronze nos 100 e nos 400mts; 2015 – Mundial do IPCL Doha Qatar – prata nos 100 mts; 2016 – Paralimpiadas Rio de Janeiro – 4º lugar nos 100m e 7º lugar nos 200mts; 2017 – 2ª colocada no ranking mundial dos 200 mts e quarta colocada nos 100mts; 2018 – segunda colocada no ranking mundial nos 100 e terceira nos 200; e 2019 – Parapan Americano em Lima no Peru  - medalha de ouro nos 100 mts e recordista mundial na prova; 2019 – Mundial de Atletismo – Paralimpico – Dubai Emirados Arabes Unidos – medalha de ouro nos 100 mts.  
Vale ressaltar que por orientação da OMS  e o decreto municipal, todas as atividades da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente estão  paralisadas.