terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Centro de Formação de Atletas do Everest receberá o nome de Flávio Araújo

Prefeito Tupã, Flávio Araújo, Yvette Pinheiro, Marcos Vinha e Alfredo Penha na praça esportes do Jardim Everest

O vereador Nico Rena (PDT), líder do governo na Câmara Municipal, protocolou na manhã desta terça-feira a inclusão do seguinte item lei na lei das denominações: a área esportiva do Jardim Everest passará a denominar-se Centro de Formação de Atletas Flávio Araújo. Uma homenagem ao ilustre jornalista prudentino que é referência em comunicação esportiva. A votação será durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (15/12), às 16h. A praça esportiva, completamente remodelada e ampliada, será inaugurada na ante-véspera do Natal, em solenidade programada para às 18h.

O prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB) e o vice-prefeito Marcos Vinha (PT) estiveram na manhã desta quarta-feira com Flávio Araújo, para comunicá-lo sobre a decisão. Se encontram no campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), por ocasião da defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que resgatou a trajetória do profissional de 76 anos de idade e 60 anos de serviços ininterruptos prestados à mídia brasileira, incluindo coberturas nacionais e internacionais de esportes e de jornalismo.

A pesquisa acadêmica foi desenvolvida no segundo semestre deste ano pelos estudantes de jornalismo Amanda Santana, André Martins, Beatriz Ésper e Vinícius Ribeiro, orientados pelos professores Homéro Ferreira, coordenados pela professora Thaísa Bacco e avaliados pelos professores João Paulo Nunes e Rogério Amaral. Ao final da banca de avaliação, Flávio Araújo fez um pronunciamento que se constituiu numa espécie de aula magna.

Discorreu sobre feitos históricos, da invenção do rádio à revolução midiática provocada pela rede mundial de computadores. Transitou por temas contemporâneos e proferiu palavras de incentivo aos jovens estudantes de comunicação. Tupã e Vinha assistiram e aplaudiram a fala de Flávio Araújo, com as presenças dos três – comunicador, prefeito, e vice – constituindo-se num fato inédito e histórico para a Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp).

Flávio Araújo e a esposa Yvette Pinheiro, em companhia do Prefeito Tupã e comitiva, foram conhecer a moderna praça esportiva à qual emprestará o seu nome. Recebidos pelo secretário municipal de Obras, Alfredo Penha, viram o novo campo do Everest, a quadra coberta e os 800 metros quadrados de área construída que abrigam vestiários, fisioterapia, fisiologia, hidroterapia com aquecimento solar, refeitório, sala para técnicos e professores e o setor administrativo destinado à Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp).

Perfil do homenageado – Entre os narradores esportivos que se projetaram nacionalmente, que iniciaram carreira ou passaram por Presidente Prudente no início de suas atividades profissionais, o nome mais expressivo é do prudentino Flávio Araújo.

Iniciou-se em 1950 na Rádio PRI-5, A Voz do Sertão, hoje Rádio Difusora. Fazia a redação do programa Cartaz Esportivo. Em pouco tempo começou a narrar futebol, acompanhando a Prudentina e Corintinha. Também trabalhou na Rádio Prudente AM. Se fez pioneiro na transmissão de jogos de São Paulo e do Rio de Janeiro para o rádio de Prudente.

Em 1957 transmitiu para a Rádio Bandeirantes de São Paulo o jogo do Corintinha nas finais do Campeonato Paulista da 2ª Divisão. No ano seguinte foi para São Paulo, a convite de Edson Leite. O primeiro jogo que narrou na capital para a Bandeirantes foi Juventus e Comercial. Chegou a trabalhar simultaneamente na Bandeirantes e Rádio Piratininga. Na primeira Copa do Mundo em que esteve presente foi a do Chile, em 1962, como organizador da caravana de torcedores levada pela Bandeirantes. Narrou seis Copas: 1966, 1970, 1974, 1978 e 1982. Transmitiu jogos do Campeonato Brasileiro de 1971 a 1986. Cobriu a Copa Libertadores da América de 1960 a 1986.

Acompanhou as carreiras de Pelé, Éder Jofre e Emerson Fittipalti, entre outros grandes nomes. Transmitiu a maioria dos combates do pugilista, narrou o milésimo gol do rei e fez escola na narração de automobilismo. No filme Pelé Eterno, produzido em 2004, foi o escolhido do diretor Aníbal Massaini Neto para gravar em estúdio a narração do milésimo gol. Flávio Araújo integrou a famosa Cadeia Verde e o Scratch do Rádio, respectivamente a equipe de transmissões esportivas onde tinha como companheiro Fiori Gigliotti e o time de futebol que fazia jogos pelo interior paulista.

Onde esteve, Flávio sempre falou de Presidente Prudente. Entre outros feitos, instalou nos anos 1950 a primeira rádio de Dourados. Depois de deixar a Bandeirantes em 1982, trabalhou na Rádio Gazeta de São Paulo e esteve em Prudente para instalar a Rádio Diário, hoje Globo de Prudente. Entre 1992 e 2002 foi comentarista da Rádio Central de Campinas. Em 2001 escreveu o livro O Rádio, o Futebol e a Vida, publicado pela Editora Senac e até hoje utilizado nos meios universitários, nos cursos de comunicação social.

Nos dias atuais, escreve como colunista para o jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, e no Agora S.Paulo, na capital, e no site Ribeirão Preto Online. Grava comentários diários para a Rádio Cultura de Poços de Caldas. Mora há alguns anos em Águas de Santa Bárbara. Sua esposa em segundas núpcias é Yvette Pinheiro que foi radialista em Presidente Prudente. Entre os filhos de Flávio, dois trabalham em comunicação: prestam serviços para a Folha de S.Paulo.

Flávio Araújo é uma das principais referências do radiojornalismo esportivo brasileiro, admirado a respeito por profissionais como Oscar Ulisses (Rádio Globo de São Paulo) José Silvério (Rádio Bandeirantes) e Milton Neves (Rádio e Rede Bandeirantes de Televisão), entre outros. No trabalho acadêmico produzido sobre Flávio Araújo constata-se o seu enorme prestígio profissional e o fato de sempre ser a figura de Presidente Prudente entre os grandes nomes e de difundir o nome da cidade em suas memoráveis transmissões.

(foto – Marcos Sanches )

Um comentário:

  1. Na minha opinião deveria ser feita uma homenagem ao grande atleta Luiz Carlos Djalma que fez muito pela futebol prudentino e até hoje vem trabalhando na formação de jovens atletas.Os nossos veradores só fazem homenagem a pessoas que nunca fizeram nada pelo esporte de nossa cidade.

    ResponderExcluir