quarta-feira, 1 de junho de 2011

História dos Jogos – Regionais melhoram em organização no decorrer dos anos

Natinho, de atleta a professor e dirigente esportivo, aposta no sucesso dos Regionais de Prudente

O coordenador da Escolinha de Formação Desportiva da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Fortunato D´Antonio Ronchi ´Natinho`, defendeu o futebol de Presidente Prudente como atleta por mais de dez anos em competições, tais como Jogos Regionais e Jogos Abertos, entre outras. Jogou também por Presidente Bernardes, Universidade de São Paulo (USP), enquanto universitário, e outras equipes.

Ajudou na preparação dos Abertos quando o município sediou a competição. Trabalhou como diretor técnico e dirigente da Autarquia Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Amepp). Com ampla experiência no esporte, o ex-atleta relembra como eram os Regionais em sua época de competição. “No meu tempo de competição, os Jogos eram mais amadores, porém eram mais charmosos. Hoje em dia é tudo muito técnico”, conta.

Natinho acredita que a divisão de categorias se deu pelo fato de que havia muitas diferenças entre as cidades. “Numa competição de basquete, por exemplo, quando uma cidade grande pegava uma pequena, o placar era assustador, coisa de 100 x 4. Isso fez com que ocorresse essa divisão em categorias”, explica. “Antigamente todos esperavam ansiosos os Jogos Regionais. A ansiedade tomava conta até das famílias, que por sua vez, tinham uma grande participação.

As formações das equipes eram mais escolares, pois até os colégios participavam bastante da competição”, comenta. Nesta 55ª edição dos Regionais a cidade sede é Prudente que vai alojar o recorde de delegações confirmadas da 7ª Região Esportiva. Ao todo, 82 delegações deverão participar. Para Natinho, isso vai deixar a cidade bem movimentada. “São 80 cidades que vão movimentar a cidade e fomentar o comércio. Cada participante sempre tem um gasto à parte, além do que lhe é oferecido pela delegação”, aponta.

O ex-atleta fala também sobre a estrutura esportiva da cidade. “Essa renovação das praças esportivas e construção de novas que o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) tem promovido, é um benefício para a população. Prudente hoje tem umas das melhores estruturas esportivas da região, se não a melhor. As competições serão também um lazer para os munícipes. Quem sabe também não despertamos nas crianças mais interesse pelo esporte, formando assim mais cidadãos saudáveis. E talvez o esporte pode ser profissão de muitos”, pontua.

Natinho diz ainda que o interesse maior não é ganhar o título. “Aqui fazemos um trabalho de formação de atletas, coisa que muitas cidades não fazem. Não é nosso objetivo maior ganhar o título dos Jogos, mas com certeza vamos brigar por ele. Aliás, somos fortes candidatos ao título”, salienta. (colaboração – Guilherme Santana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário