quinta-feira, 2 de junho de 2011

História dos Jogos – Técnico do xadrez de Prudente tem três décadas de Regionais

Paulo César Costa: três décadas de Jogos Regionais

O técnico da equipe de xadrez da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) Paulo César Costa, que também é atleta, defende a cidade em Jogos Regionais há 24 anos. Porém, já faz 30 anos que é enxadrista. Durante três anos jogou por Assis, um por Jaú, um por Araçatuba e um por Americana. No total, são 30 anos participando dos Regionais. Costa acredita que a competição ficou mais fácil por conta da divisão.

“Sou contra a divisão de categorias nos Regionais. Esse negócio de segunda e segunda divisão facilita muito em algumas modalidades. No xadrez, isso atrapalha. Por fim, temos muitos enxadristas presentes, mas nem todos se enfrentam. Antigamente eram só dois torneios, o masculino e o feminino. Isso tornava a competitividade mais acirrada”, comenta. “Antigamente no xadrez havia uma procura maior. A modalidade deu uma esvaziada nos Jogos acredito que pelo tanto de competições e por essa divisão”, aponta.

O enxadrista diz que é importante Prudente sediar a competição poliesportiva após 15 anos. “Os Jogos Regionais vai movimentar a cidade. Além disso, é uma forma para as pessoas que não praticam esportes, acompanhar alguma modalidade e quem sabe se interessar por ela também”, conta. Fala ainda que o município está mais que preparado para receber os Regionais. “Cidades menores já sediaram a competição. Prudente tem total preparação em termos de estrutura esportiva para receber os Jogos”, pontua.

Para Costa, é importantíssimo o apoio que o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) dá ao esporte. “O esporte merece este apoio. Até mesmo porque formamos cidadãos mais conscientes e saudáveis através do esporte”, relata. O técnico e atleta afirma que Prudente vai brigar pelo título. “Temos que ganhar o título de qualquer jeito. Pelo menos no xadrez masculino e feminino, são 99,9% que ganhamos”, afirma. (por Guilherme Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário