A chuva na manhã desta quinta-feira (12/01) não inibiu algumas mulheres que frequentam a aula de ginástica na Praça da Juventude Francisco Vinha, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. As aulas, que tiveram início na segunda quinzena de novembro passado, retornaram na primeira semana deste ano. Nesta quinta, pelo menos dez mulheres enfrentaram o tempo chuvoso para série de exercícios físicos, que tem no comando o professor, Alexandre Vieira Arantes Serra, que também é coordenador da praça. Conforme ele, atualmente são 120 mulheres inscritas, sendo que 35 integram a turma das 8h às 9h, e a partir da próxima segunda-feira (16), abrirá nova turma, das 9h às 10h, para mais 30 mulheres. As aulas das turmas matutinas ocorrem de segunda, quarta e quinta-feira. “Em razão da grande procura, em fevereiro teremos também uma turma no período da tarde. Neste caso, as aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras”, revela.
O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e Esportes (Semepp). De acordo com a assistente social que atua na praça para atender as famílias dos bairros da região sudoeste, Maria Cristina Carvalho de Carlos, a princípio, a aula de ginástica foi uma estratégia para atrair a população no espaço, para que a SAS começasse o atendimento às famílias contempladas com programas de transferência de renda. “Como não tínhamos pólo de atendimento nessa região, a ideia foi levar ao conhecimento da população o novo espaço através da atividade”, pontua. Segundo ela, entre as frequentadoras, estão também mulheres contempladas com algum benefício. “O principal objetivo é inserir famílias consideradas em situação de vulnerabilidade social em projetos sociais”, salienta.
Para a aposentada Maria Natalina Perejão, 66 anos, a iniciativa contempla uma população que realmente precisa. “Estamos distantes dos locais que disponibilizam atividades como essa. E a Praça da Juventude foi uma benção para o nosso bairro. Eu faço exercícios visando saúde. Antes, eu tinha que ir ao Sesc Thermas para aulas gratuitas. E agora, tenho um lugar pertinho da minha casa”, relata. “Eu preciso fazer ginástica, porque quando pratico atividade física, não sinto dores e fico muito mais disposta”, afirma. A diarista, Marinete da Conceição do Prado, 48 anos, concorda com a colega Maria Natalina, em relação aos benefícios para a saúde. “Eu estou muito mais animada e disposta. Além disso, a aula de ginástica melhorou dores que eu tenho nos braços”, relata.
A importância da prática de exercícios físicos foi vivenciada pela estudante universitária, Rosa Maria de Andrade Maracci, 43 anos. Ela conta que frequenta a aula desde o início do projeto em novembro, e logo nos primeiros dias ela sofreu um enfarto. “Descobri que era hipertensa e diabética. O médico me falou que se não fosse os exercícios físicos eu poderia ter morrido”, revela. Conforme Maracci, ela começou nas aulas com 110 kg, e hoje já perdeu 5 kg. “Estou prezando pela minha saúde. Em pouco tempo já estou vendo resultados, tanto físico quanto mental. Afinal, estou muito mais disposta”.
A dona de casa Santa Souza Ramos dos Santos, 51 anos, também já percebe as vantagens da ginástica. “Tenho problemas de coluna e por orientação médica eu já fazia alongamento em casa. E quando soube das aulas na Praça da Juventude, que é perto da minha casa, logo decidi frequentar. È muito bom, além de ser benéfico para o corpo, também é ótimo para a mente, já que encontramos amigos e nos distraímos”, salienta.
O coordenador da praça comenta que o número de interessadas foi surpreendente. “Tínhamos noção que teríamos um público legal, mas não este montante. Tivemos até que formular novos horários”. Ele ainda lembra que na Praça da Juventude Francisco Vinha ocorrem diversas outras atividades. “Em parceria com o projeto Betesda, desenvolvemos aulas de futebol para meninos até 14 anos de idade. A Semepp também realiza aulas de rugby e futebol feminino. Desde o ano passado, o espaço também recebe atividades do Cidadescola. Este ano, a praça também irá receber alunos do Esporte Social e teremos ainda aulas de taekwondo, skate, karatê, entre outras atividades”, aponta.
As inscrições para os novos projetos devem ter início em fevereiro. A Praça da Juventude Francisco Vinha funciona todos os dias, das 7h às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário