quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Semepp inicia atividades do projeto ‘Jogos de Mesa na Melhor Idade’ nesta quinta

A Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) inicia nesta quinta-feira (01/03), a partir das 14h, no Salão Paroquial da Vila Marcondes, o Projeto ‘Jogos de Mesa na Melhor Idade’. A ação visa desenvolver as modalidades de buraco, damas, dominó, truco e xadrez nos núcleos que atendem a terceira idade. Além disso, a empreitada tem o intuito de popularizar a prática dos jogos, ampliar o número de praticantes e posteriormente realizar uma melhor formação das equipes, visando vitórias em competições como as Finais do Estadual e dos Jogos Regionais do Idoso.

Posteriormente, o projeto deve ser desenvolvido em cerca de outros 17 núcleos. Sendo eles: Vila Furquim, Alexandrina e Bom Jesus, na quarta-feira (08/03); São José (15/03); Humberto Salvador e Vila Dignidade (22/03); Santa Rita e São Judas (29/03); Vila Marcondes (12/04); Furquim, Bom Jesus e Alexandrina (19/04); São Francisco na Cohab e São Francisco na Nochete (26/04); Cambuci (03/05); Furquim, Alvorada e Vila Iti (17/05); Cohabão (24/05); Centro Cultural Matarazzo (14/06); e por fim, no Alexandrina, no dia 21 de junho.

De acordo com o professor da Semepp, Edvaldo Benedito Brito, este é um projeto novo, que já era idealizado há algum tempo. No entanto, a realização dependia de locais onde eram desenvolvidos os jogos de mesa. “Sendo assim, resolvemos neste ano nós mesmos treinarmos. Vamos sair nos núcleos ensinando os idosos a jogarem. Os que não souberem, iremos ensinar. Os que souberem, terão a oportunidade de aperfeiçoarem as técnicas”, comenta. No total, além deste professor, os jogos serão desenvolvidos por outros dois: Jaime Batista de Deus e Maria Auxiliadora Mendonça Martins.

Brito informa ainda que o projeto será desenvolvido semestralmente. Após o aprendizado, os futuros atletas passarão por uma seletiva. Conforme o professor, os melhores, dentre os que aprenderam, serão recrutados para ingressarem nas equipes de Prudente. “Após montarmos as equipes, iremos montar também um cronograma para treinamentos. Sendo assim, os idosos escolhidos passarão a treinar no Centro de Referência do Idoso, na Cohab”, revela.

Brito ressalta que os idosos que não forem escolhidos para participarem das equipes prudentinas também serão beneficiados. É que no final do ano os professores irão promover a 1ª Olimpíada de Jogos de Mesa em Prudente. “Neste torneio, só poderão participar os idosos que não fazem parte das equipes profissionais da cidade. Cada núcleo será defendido pelos idosos que têm aulas neles. O nosso maior intuito, além de montar equipes mais fortes, é inserir mais uma forma de lazer entre os idosos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário