Prática de modalidade é oferecida aos sábados, das 14h às 17h, no Centro Cultural Matarazzo
Considerado um jogo que requer lógica, conhecimento, concentração e raciocínio de seus praticantes, o xadrez vem se popularizando e cada vez mais ganhando a adesão dos brasileiros. Tanto que até as escolas públicas estão apostando nos seus benefícios, levando-o para dentro das “salas de aula” como atividade extraclasse, com apenas um único objetivo: desenvolver habilidades de seus educandos, tais como a memorização e o raciocínio lógico-dedutivo, de modo à “explorar e trabalhar” suas capacidades intelectuais. Esse cenário não é diferente em Presidente Prudente. Tanto que a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que já disponibiliza a modalidade dentro dos espaços educacionais apenas como atividade de descontração e lazer, estuda a viabilidade de implantá-lo como oficina do Cidadescola numa dimensão ainda maior.
“Temos a pretensão para o segundo semestre deste ano, mas temos que verificar a legalização do ato, verificar se caberá nosso orçamento, já que materiais precisarão ser comprados. Por enquanto é uma ideia de agregá-lo ao Cidadescola”, adianta a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi.
Em Prudente, já existe local apropriado e dia certo para a prática do xadrez. Desde a segunda quinzena de fevereiro deste ano, as mesas para o jogo são disponibilizadas aos sábados, sempre das 14h às 17h, no Centro Cultural Matarazzo. A estrutura, disponibilizada e organizada no espaço pelo colaborador da modalidade Telmo Guerra, é possibilitada graças a uma parceria entre as secretariais municipais de Esportes (Semepp) e Cultura e Turismo (Secult). “Este próximo sábado [17/03] será o quarto desde quando começou o projeto no qual qualquer um acima de sete anos pode participar. Basta chegar lá e se propor a jogar. E desde quando essa atividade foi retomada, temos percebido boa adesão”, garante, lembrando que no passado o xadrez era oferecido na Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César, quando esta ainda funcionava em prédio localizado na Avenida Washington Luiz, onde hoje é a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Telmo Guerra, a cada sábado a participação dos apaixonados pelo xadrez tem sido maior no Matarazzo. “Para se ter uma ideia, no primeiro foram disponibilizadas quatro mesas. No segundo sábado, cinco delas. No último agora foram seis. Para este próximo, estamos requisitando mais duas, o que totalizará oito mesas. Isso demonstra o interesse pelo esporte e que os praticantes aprovaram o espaço”, acredita.
Dentre os participantes mencionados por ele, existe até professor de física e promotores de Justiça frequentando o local. “Quem também tem participado é o professor de Literatura Brasileira formado em Letras, Wagner Martins Madeira, mestre da Federação Internacional de Xadrez. Um grande nome nesse meio, aberto e proposto a ensinar, orientar e compartilhar com os outros sua experiência de 30 anos de xadrez. Um profissional que em razão do trabalho tem transitado entre Osasco e Prudente, muito embora a família dele já está morando aqui”, cita.
Para ele, embora o município já tenha mais de 20 enxadristas com ótima capacidade de jogo e preparados para disputarem torneios fora, o espaço reservado para a prática no tabuleiro deve contribuir inclusive na descoberta de novos talentos. “Em Prudente existem muitos adeptos, mas que certamente devem jogar em rede, no computador. O que a Prefeitura está disponibilizando agora é um espaço muito bonito, agradável e que tem tudo haver com a modalidade. Embora seja considerado modalidade esportiva, em 90% do Brasil o xadrez está vinculado a locais onde se pratica cultura, até mesmo por ser um esporte que requer também muito silêncio e atenção”, expõe.
Sobre a pretensão da Seduc de cogitar a implantação do xadrez nas escolas, ele diz ser totalmente favorável. “No Brasil o xadrez já está sendo implantado aos poucos nas escolas públicas, o que já é algo consolidado na Europa. Tem se tornado uma tendência nos espaços educacionais, porque se trata de um jogo de mesa que trabalha e contribui para o raciocínio lógico da criança”, encerra.
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