Semepp realiza o Brincando na Rua aos domingos de manhã nos bairros de Prudente
Angélica, Ligia e Rosalina comandam o Brincando na Rua da Semepp
O planeta está preocupado com o sedentarismo, que aflige a maioria dos seres humanos. A falta de exercícios físicos é atrelada aos inúmeros compromissos da vida moderna. Assim, diante dessa correria, as pessoas, atualmente, sofrem com diversas doenças, como hipertensão, diabete, colesterol alto e outros. As autoridades de saúde têm a missão de promover ações que possibilitem despertar o desejo de fazer exercícios. O Agita Prudente, realizado na cidade entre os dias 11 e 13 deste mês, é uma iniciativa de grande relevância.
Esse programa, além do Dia do Desafio, que é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), sempre no mês de maio, são estimulantes para uma melhor qualidade de vida. As pessoas devem se conscientizar que o corpo humano necessita de cuidados especiais. É uma máquina. Então, requer sempre manutenção cuidadosa. É importante acordar o mais rápido possível. Antes de fazer qualquer atividade física, porém, deve-se passar por exames minuciosos e receber orientações corretas de médicos e demais profissionais gabaritados.
A luta contra o sedentarismo é constante. Os poderes públicos precisam sempre elaborar planilhas de formas para levar condições de práticas que movimentem o corpo. O mesmo não pode ficar parado. Uma brincadeira de rua, que dificilmente ocorre nos dias atuais, por vários fatores, como a criminalidade e aparelhos mais sofisticados, eventos de recreação e jogos lúdicos servem para todas as faixas etárias. O interessante é que as crianças e adolescentes sejam orientadas e tenham informações sobre os benefícios dos exercícios.
Prudente é um município que ostenta áreas verdes espalhadas nos quatro cantos. São praças de lazer e de esportes que são ferramentas de grande valia nesta briga contra as doenças e a diminuição da obesidade. A população pode usufruir desses espaços livres e que não são cobrados. Mas é fundamental que os referidos equipamentos sejam conservados. Os próprios munícipes serão vigilantes e que fiquem atentos a qualquer destruição. O vandalismo é atitude que deve ser reprimida, assim como coibir quem executa tal crime urbano.
Além das praças de lazer, Prudente tem infraestrutura de academias privadas que também atendem uma parcela da comunidade. Além disso, a Academia da Longevidade, que é um projeto trazido do norte do Paraná, tem apresentado melhorias na saúde, principalmente aos idosos. A terceira idade tem que possuir planos corretos que possibilitem uma vida mais ativa. A ociosidade nesta época é ruim. Os vovôs não podem ficar esquecidos. Eles merecem toda atenção e cuidados especiais de todos os seres humanos.
Praticar atividades físicas é um direito de qualquer cidadão. As administrações públicas devem se sensibilizar e tentar planejar movimentos que venham de encontro com a sociedade. Os espaços devem atender aos interesses daqueles que residem em um determinado bairro. A própria Secretaria de Esportes de Prudente (Semepp) registra em seu plano de ações o Projeto Brincando na Rua. O objetivo do programa é levar entretenimento aos moradores, sempre no domingo de manhã. É levar a atividade recreacionista de forma democrática e sem cobrança de ingresso.
Fonte - Jornal O Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário