Hortência virá a Prudente dia 09 de maio
Tute e Hortência matando saudades do tempo aureo do basquetebol da Amepp/Prudentina
Em 1985 - Em pé: Preto (massagista), Feitosa (delegado), Nico (chefe da delegação), Dr. Ramon (médico), Vendramini (técnico) e Pedrinho ( preparador físico). Sentadas: Eronides, Neca, Vanira, Solange, Rose, Fátima, Hortencia, Tute, Vânia e Beverly.Hortência, Tute e Helena Cintra
Comitiva Prudentinva, Hortência e o Prefeito de Marília Mário Bulgarelli
Presidente Prudente esteve representada pela secretária municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute), professores e coordenadores da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), no lançamento oficial do Centro de Basquete Telefônica/Vivo, em Marília. O evento, que contou com a participação ilustre da ex-jogadora e atual diretora de seleções femininas da Confederação Brasileira de Basketball, Hortência Marcari, ocorreu nessa quarta-feira (18) no ginásio de esportes do Colégio Cristo Rei. Na ocasião, ficou acertado que o lançamento da empreitada em Prudente será no dia 9 de maio. De acordo com Tute, a rainha das quadras nas décadas passadas, considerada inclusive uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos, já confirmou presença. “Ela me cobrou inclusive que quer ver a todos da época da Prudentina”, adianta Tute.
Conforme a secretária, desde o início de fevereiro o projeto já vem sendo implantado em cinco núcleos, inclusive com a formação de turmas. São eles: Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação; a Quadra Poliesportiva Coberta ‘Jarciro Aleixo Júnior’, no Parque do Povo; a Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab; o Parque de Uso Múltiplo Coronel Miguel Brisola, no Centro; e o Centro Esportivo Antônio Benites (Ceab), no Jardim Itapura I.
No total, já são cerca de 200 crianças e adolescentes, todas com idades entre 10 e 17 anos, inscritas na iniciativa. Adesão que enche de orgulho a secretária que ao lado de Hortência e Magic Paula, brilhou nas quadras na década de 80, conquistando inclusive inúmeros títulos, entre eles o de vice-campeã mundial em 1985, sob o comando do técnico Antonio Carlos Vendramini. “A gente tem buscado dentro da nossa própria fala de governo para o esporte, convênios. Esse projeto tem um ‘link’ com o Ministério do Esporte e com a parceira Telefônica que agora é Vivo. É de uma relevância muito grande, mesmo porque Prudente sempre teve uma identidade forte com a modalidade basquetebol”, diz ela.
O Centro de Basquete foi idealizado pela Confederação Brasileira de Basketball, com patrocínio da Telefônica/Vivo. Em Prudente, tem o apoio da Prefeitura através da Semepp. Na prática, resume-se a um projeto de escolinhas de basquete, que visa descobrir novos talentos e ajudar na formação do caráter da criança e do adolescente. O objetivo é formar cidadãos participativos na comunidade de modo que desenvolvam todo o seu potencial e se preparem para o futuro. “Na condição de madrinha, a Hortência fez questão de nos chamar desde o início para aderi-lo. E a gente já consegue visualizar que estamos no caminho certo. Através da adesão, temos atendido crianças e adolescentes com o objetivo de tirá-los do sedentarismo através da prática de um esporte saudável. Afinal, o basquete oportuniza repertório motor amplo, raciocínio e decisões lógicas”, completa Tute.
Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, existe uma relação de carinho recíproco entre a ex-jogadora e Prudente, por ser a cidade de onde se projetou nacional e internacionalmente depois de se transferir de Catanduva para cá, nos anos 1980. Na época, Hortência capitaneou a equipe da então Amepp/Prudentina na conquista de títulos regionais, estaduais e nacionais, além do vice-campeonato mundial em Taipe, na China, como já mencionado. Na equipe, Tute era uma das titulares, assim como foi parceira de Hortência na Seleção Brasileira.
Na prática – A supervisora do Centro de Basquete Telefônica/Vivo em Prudente, a professora Helena Suguitani Cintra, que também esteve em Marília ontem, detalha que até agora 16 turmas mistas, duas delas em formação, já foram consolidadas no município. No núcleo Watal Ishibashi são seis turmas, sendo duas no período da manhã (sub-13 e sub-15) e quatro no período da tarde (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17). Já o núcleo da quadra coberta do Parque do Povo abriga no período da manhã as duas turmas em formação (sub-13 e sub-15), além de uma outra sub-15 à tarde. No núcleo da Cohab, são duas turmas, sendo uma no período da manhã (sub-13) e uma à tarde (sub-15). No Parque de Uso Múltiplo, são quatro, sendo duas de manhã (sub-11 e sub-13) e outras duas à tarde (sub-15 e sub-17). Por fim, o núcleo do Ceab conta com uma turma sub-15 no período da tarde.
Todas elas, completa Cintra, são acompanhas pelos professores José Alves da Silva Júnior ‘Negativo’, José Rubens Baggio Néia ‘Tum’, Maurício Camargo, Fátima Belonce, e pela professora estagiária Letícia Paiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário