Nesta segunda-feira (23/04), a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) inicia a divulgação do Projeto Esporte Social. A ação, que será realizada nas escolas municipais e estaduais que ficam nos bairros contemplados com pólos do programa, sendo eles Vila Iti, Parque Alvorada, Conjunto Habitacional Ana Jacinta e Castelo Branco, se estenderá também na terça (24) e quarta-feira (25). Conforme o gestor do projeto, Fortunato D’Antônio Ronchi, ‘ Natinho’, já na quinta (26) e sexta-feira (27) poderão ser feitas as inscrições. “Os responsáveis por cada núcleo percorrerão as escolas municipais e estaduais nos períodos da manhã e tarde realizando a panfletagem, que no caso, já é também a ficha de inscrição. Nossa clientela está nas escolas e indo nelas atingimos toda comunidade”, adianta.
Para se inscrever, o interessado deve estar devidamente matriculado na escola e ter entre sete e 17 anos. Já as matrículas, de acordo com Natinho, serão feitas por ordem de chegada. “Não fazemos uma triagem. O adolescente estando dentro do exigido no projeto será inscrito”, pontua. As atividades, conforme anuncia o gestor do Esporte Social, terão início no dia 2 de maio, uma quarta-feira. A novidade deste ano é que o pólo do Parque Alvorada funcionará apenas no período da manhã. Já durante à tarde, as atividades deste núcleo contemplará as crianças do Ana Jacinta.
Segundo a secretária da Semepp, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, o programa teve início em 2011 após empenho do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e dos vereadores Izaque Silva (PSDB), Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB) e Manoel Aparecido Mendonça (DEM), junto a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) do Estado de São Paulo.
Ainda segundo Tute, o Esporte Social se estabeleceu em um contrato de 12 meses, que venceu no dia 30 de agosto de 2011. Conforme ela, o convênio com a SELJ foi renovado só agora em razão de trâmites burocráticos. “O prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB] fez a abordagem para continuarmos com o programa. Sendo assim, fizemos a solicitação junto a SELJ e a prestação de contas referentes ao ano passado, e conquistamos o projeto novamente no mesmo período”, ressalta. A chefe da pasta de Esportes lembra ainda que após os trâmites houve também o processo seletivo para contratação dos novos funcionários. “No total, são nove profissionais, sendo um coordenador, professor e estagiário para cada pólo do projeto”, complementa, ressaltando também a importância da parceria com a secretaria do Estado.
“Essa parceria só vem a somar com o caráter formativo-educacional das crianças. Mensalmente prestamos relatórios a SELJ, pois é ela quem realiza o pagamento de todos profissionais. Ou seja, no município cedemos apenas o espaço para realização do projeto. Além disso, o prefeito nos cobra essas parcerias, pois elas vêm a somar com as metas do governo”, frisa. A secretária destaca finalmente a importância da realização do Esporte Social. “É de suma importância que tenhamos projetos que atendem a parte social. Embora não tenhamos cunha de formar futuros atletas, é óbvio que possamos revelar talentos, ou seja, crianças com mais aptidão em alguma modalidade oferecida nos pólos”, aponta.
Já o atual coordenador da Praça da Juventude Francisco Vinha, no Ana Jacinta, Alexandre Vieira Arantes Serra, e ex-professor de karatê, futsal e futebol do Esporte Social, revela que embora o projeto não tenha cunho de formar futuros atletas, algumas crianças foram encaminhadas ano passado para as escolinhas da Semepp por mostrarem aptidão por alguma modalidade. “Na Vila Iti, tivemos três alunos que foram para escolinha de futebol do Grêmio Prudente, e outros que foram para as escolinhas de futsal e karatê da Semepp. No entanto, eles continuaram participando do Esporte Social”, pontua.
Serra diz ainda que quando a criança ingressa numa escolinha ela foca em se tornar atleta. “No programa nosso foco é outro. Trabalhamos a parte social e também ensinamentos sobre meio ambiente, higienização, corpo humano, entre outros. No quesito esporte, além de prática, trabalhamos noção de regras, como surgiu, qual sua origem, como funcionava quando surgiu, entre outras curiosidades”, finaliza. (Por Guilherme Santana).
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