quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Atletas mostram superação na natação no último dia do 1º Jogos da Melhor Idade

Atletas mostraram empenho ao participar das provas de natação na manhã desta quinta-feira.

Superação e determinação. Esses foram dois fatores predominantes no último dia de competição da primeira edição dos Jogos da Melhor Idade de Presidente Prudente. Isso porque os cerca de 20 nadadores que competiram nas piscinas da Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea) na manhã desta quinta-feira (29/11), mostraram ter fôlego suficiente para encarar as provas de nado livre e costas. Caso do atleta Valdomiro Luiz, de 64 anos, que se dizia realizado e satisfeito em competir entre os amigos. Ele destaca que essa é a primeira vez que participa de uma competição.

“Nessa idade somos aposentados e se ficarmos parados em casa, sem fazer nada, dá sensação de que estamos atados. Já que o intuito do campeonato, segundo tem frisado os organizadores, é promover interação e descobrir novos talentos, seria muito satisfatório ser descoberto como um novo talento, já que estou voltando para as piscinas após dois anos sem praticar”, argumenta.

Já a atleta que tem uma jornada dupla entre as piscinas e a sala de aula, a professora Rosalina Camargo, 58 anos, revela que também é a primeira vez que compete, mas diz que o intuito não é vencer a competição, e sim conquistar uma melhor qualidade de vida. “Não esperava estar participando, fui convidada e foi uma surpresa. Mas agora a pretensão é participar das próximas competições. Não são todas pessoas de mais idade que têm coragem de estar competindo. Então além de admirar minha força de vontade, admiro a dos meus amigos também”, pontua.
De acordo com um dos organizadores dos jogos, Jaime Batista de Deus, apesar da competição ter a finalidade de buscar novos talentos, o objetivo principal é inserir cada vez mais a prática esportiva na rotina dos idosos. Ele conta ainda que através da natação os idosos melhoram o sistema cardiorrespiratório, bem como a coordenação motora.

“Essa é uma parte da terceira idade que está descobrindo a prática esportiva. A partir do momento que eles conhecem e começam a praticar esta modalidade, eles relatam que dormem melhor, não se estressem mais com tanta facilidade, entre outros fatores positivos. Não bastasse tudo isso, tem também a recreação entre eles”, relata.

Por fim, ele diz ainda que os idosos que já integram os times de rendimento da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) não estão competindo, uma vez que os Jogos são voltados para busca de novos atletas para ingressarem nas equipes que competem. “Os que já competem talvez poderiam inibir os que estão começando, por saberem mais. O importante é que eles tenham conhecimento e noções da modalidade, e claro, pratiquem”, encerra.

Vale lembrar que ainda no período vespertino, a partir das 13h30, os Jogos têm continuidade. É que no Parque de Uso Múltiplo serão disputadas as últimas partidas de bocha e malha. Já a cerimônia de encerramento e premiação dos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada modalidade será na próxima quarta-feira (05/12), a partir das 13h30, no Centro de Encontro Dona Dalila. Na quinta-feira (6), os atletas devem participar também de uma missa em ação de graças, a partir das 14h, na Igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja. (Por Guilherme Santana)



Nenhum comentário:

Postar um comentário