sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Grêmio Prudente acerta em valorizar as categorias de base e o futebol amador


EDITORIAL DO JORNAL O IMPARCIAL DE ONTEM


A nova temporada para o futebol brasileiro já começou e está a todo o vapor. Entretanto, o ano para o time profissional do Grêmio Prudente ainda engatinha. O Campeonato Paulista da Segundona – quarta divisão do futebol estadual – terá início apenas em 28 de abril e onde o clube. Apesar desta distância, de mais de dois meses, o clube precisa se preparar dentro e fora de campo. Os trabalhos de bastidores são fundamentais para montagem de uma equipe qualificada e que tenha perfil visado o acesso à Série A-3 em 2014.

O clube já possui uma experiência na Segunda Divisão no ano passado e que nem passou da primeira fase. Os erros não podem ser esquecidos, mas que haja o aprendizado. Somente há crescimento quando se vivência situações ruins. Os episódios bons devem ficar eternizados na lembrança. Diante deste contexto, os dirigentes gremistas têm agido corretamente com a valorização das categorias de base e, além disso, promovendo várias seletivas com intuito de descobrir novos talentos que venham a integrar o elenco de cima.

Além das avaliações para as equipes sub-15 e sub-17, a criação do 1º Torneio Relâmpago Grêmio Desportivo Prudente é sinal de amadurecimento e de compromisso perante a sociedade prudentina. Essa aproximação das comissões técnicas do clube – categorias de base e principal – com as agremiações amadoras que encaram o Campeonato Municipal Juvenil era algo de faltava para fortalecer e estreitar o relacionamento de ambos os lados. É a oportunidade de verificar jogadores e aproveitar o que fazem os mecenas do esporte amador.

Essas ações iniciais dos gestores gremistas são essenciais, pois com a união de forças é possível crescer. Quando ocorre o individualismo sempre existe a divisão. Com esse mundo globalizado o importante é fazer o trabalho coletivo. Atualmente quem se envereda no futebol, seja profissional ou de base, necessita ter a noção bem clara de que chega para somar. O pensamento e as iniciativas requerem sincronismo. O projeto tem que ser bem traçado e a sua execução efetuada de forma correta e sem qualquer tropeço no meio do caminho.

Fazer e administrar um time de futebol, principalmente no interior, não é tarefa das mais fáceis. Habilidade, criatividade e persuasão são alguns dos predicados de quem gerencia essa modalidade que é paixão mundial. O envolvimento da iniciativa privada é preponderante na vida financeira dos clubes. O Grêmio mostrou, com certa transparência e responsabilidade, que é bem diferente dos demais. Para 2013, já conseguiu renovar com cinco empresas. As mesmas acreditaram na credibilidade da iniciativa e estamparão suas marcas novamente.

As atividades planejadas pelo Grêmio são bem-vindas. Agora o mais importante é conquistar o principal personagem deste enredo: o torcedor. A presença da torcida nas arquibancadas do Estádio do Prudentão será de extrema prioridade para empurrar os jogadores em campo. Mas é salutar saber que esse apoio tem que ser arregimentado com o desempenho favorável da equipe no campeonato. Um futebol sem qualidade e a escassez de comprometimento dos atletas farão com que haja o esvaziamento do público. É interessante estar ao lado de quem vibra pelo bem-estar do futebol profissional de Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário