quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sesc Verão promove vivências e disputas de vôlei neste sábado

VOLEI SENTADO
Time Base do Brasil 
Volei sentado
geração de prata do Brasil 

Neste sábado, dia 16, o voleibol é o destaque do Projeto Sesc Verão. Atividades relacionadas ao esporte e suas variações e adaptações serão realizadas no Ginásio de Esportes do Tênis Clube de Presidente Prudente, a partir das 9h30. Entre elas está um jogo exibição entre um time formado pelos atletas da chamada  Geração de Prata do Vôlei, William, Domingos Maracanã, Badalhoca, Xandô e Amauri Ribeiro, e a Seleção Regional, formada por atletas como Braz Rozas Neto, Márcio Mineiro, Grilo e Evair.
 
Das 9h30 às 12h, ocorrem duas atividades. A clínica de mini voleibol, adaptação que permite vários grupos jogarem em uma mesma quadra, será comandada pela equipe Prudentina de Vôlei. Já a vivência de quimbol, jogo que utiliza uma bola de espuma e raquetes de madeira emborrachadas, será ministrada por instrutores do Sesc. Para participar é necessário se inscrever na hora da atividade.
 
No período da tarde, às 15h, acontece vivência de Vôlei Sentado de Quadra no mesmo local. A Assama (Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá) é a responsável por esta atividade. A vivência terá participação do ex-atleta de voleibol Amauri Ribeiro, medalha de prata em Los Angeles (1984), campeão Olímpico de Barcelona (1992) e atual presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes. 
 
Os atletas da Geração de Prata do Voleibol e os jogadores prudentinos participam de um bate-papo às 16h. Em seguida, às 17h, os medalhistas enfrentam o combinado de atletas da Seleção de Presidente Prudente em um jogo exibição. 

Hoje os atletas da geração de prata seguiram caminhos diferentes. William atua como técnico do Vôlei Futuro. Xandô trabalhou como diretor esportivo na Secretaria Municipal de Esporte de São Paulo (SP). Domingos Maracanã é delegado da Federação de Vôlei e atua com projetos sociais relacionados ao esporte. Amauri, como já mencionado, é presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes. Já Badalhoca se dedica a administrar sua pousada em Visconde de Mauá (RJ).

Todas as atividades fazem parte do Sesc Verão, projeto que vai até o dia 28 de fevereiro e tem o objetivo de estimular a prática de esportes e atividade física em diferentes locais e por pessoas de todas as idades.
 
Vôlei Sentado de Quadra
 
O vôlei sentado de quadra surgiu na Holanda, em 1956, com a junção entre o voleibol e o sitzball, esporte alemão que não utiliza rede. Competem na modalidade atletas amputados, geralmente de membros inferiores, ou que tenham algum problema de locomoção. 
 
A partida segue o mesmo sistema de pontuação do vôlei (sets com 25 pontos e tie-break com 15 pontos). As diferenças ficam por conta da altura da rede, que tem 1,15m para o masculino (em vez de 2,43m do vôlei tradicional) e 1,05m para o feminino (contra 2,24m), além da divisão de quadra, em que são definidas zonas de ataque e defesa. Algumas regras também se diferem. O saque, por exemplo, pode ser bloqueado.
 
O esporte foi reconhecido pela Organização Mundial de Esportes para Deficientes em 1978 e sua entrada nos Jogos Paralímpicos ocorreu em 1980, inicialmente apenas para homens. Em 2004, as competições femininas foram inseridas na Olimpíada de Atenas. 
 
A Assama, que realiza a vivência da modalidade, foi fundada em 1994, inicialmente com o futebol, e em 2004 passou a trabalhar com o vôlei. A associação conquistou o terceiro lugar em quatro edições do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado (2005, 2009, 2010 e 2011). 
 

Sesc Verão. Esporte Para Todos em Todos os Lugares.
 
Serviço:
Voleibol em Todos os Lugares
Dia 16, sábado, a partir das 9h30
No Ginásio de Esportes do Tênis Clube de Presidente Prudente


Nenhum comentário:

Postar um comentário