Hespanhol considera “um privilégio” ser parceiro do evento
Existe um provérbio que diz: “sozinho se vai mais rápido, mas junto se vai mais longe”. De mãos dadas com vários parceiros, o Festival de Pipas Raul Albieri é prova de que a frase citada tem fundamento. Em sua 28ª edição, o evento, promovido por O Imparcial, conta com a participação de “cúmplices” que agregam qualidade a cada ano em que a competição é realizada.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente, é um deles. A instituição de ensino superior sediará, novamente, a manhã de diversão proporcionada pelo festival neste domingo, a partir das 9h. O diretor Antônio Nivaldo Hespanhol considera “um privilégio” ser parceiro do evento que “só tem pontos positivos”, elogia.
O céu de Prudente ficará mais colorido no Dia dos Pais e as pipas ganharão as alturas direto do gramado do campo de futebol da FCT/Unesp. O local, usado, frequentemente, para a prática de atividades acadêmicas, receberá o Festival de Pipas e, consequentemente, toda a população prudentina que prestigiar a atividade.
Abrir os portões do campo, para o diretor, é “tirar a instituição de trás do muro”. “Para nós é um prazer oferecermos nossa estrutura para uso público [mediante autorização prévia], afinal, a Unesp é financiada com impostos dos cidadãos”, coloca.
A FCT/Unesp dirigida por Hespanhol cedeu o local para a realização da competição, mas não parou por ai. Segundo o diretor, aproximadamente, 50 pessoas, entre funcionários, alunos e professores, representarão a instituição no festival. Alguns deles, como o pessoal da Diretoria de Serviços, já participam de reuniões com os organizadores, com vistas a garantir que tudo esteja pronto para o “grande dia”. “Tivemos vários encontros e podemos garantir que não há complicações em relação à logística do evento”, frisa.
Atividades extras
Como adianta Hespanhol, quem passar pelo campo neste domingo poderá ter acesso a livros escolhidos, especialmente, para o evento. Eles estarão ao alcance do público, graças à participação da biblioteca infantil da FCT/Unesp no festival.
Monitores do Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia (Cemaarq) também são presença garantida no gramado. Estes encantarão as crianças por meio de teatro de fantoches. Sem contar nos professores e acadêmicos do curso de Educação Física que estarão prontos a auxiliar os participantes.
Para que um número máximo de interessados seja bem recebido no local, o diretor ressalta que haverá uma preocupação maior com a acessibilidade. Relata que dispositivos serão implantados na área do campo para facilitar a entrada de cadeirantes e de pessoas com dificuldade de locomoção. “A ideia é incluir a todos neste dia especial”, declara.
Juventude e cidadania
Para Hespanhol, o fato de o festival fomentar a discussão com o tema Juventude e Cidadania, foi uma escolha mais do que acertada em um momento tão propício para falar sobre o assunto, quando os jovens estão indo às ruas para pleitear melhorias na sociedade.
Segundo ele, a identificação da universidade com o assunto é indiscutível, já que as dependências da instituição são frequentadas pelo público em questão. “É muito importante para a Unesp abrir espaço para discutir assuntos como este, afinal de contas, a juventude é o futuro da nação. Estamos envolvidos e preocupados com a inserção destes jovens na vida da sociedade. Que ela seja de qualidade”, diz.
SAIBA MAIS
MÃOS DADAS
O 28º Festival de Pipas Raul Albieri é realizado por O Imparcial, FCT/Unesp e Prefeitura de Prudente, por meio das secretarias municipais de Esportes (Semepp) e de Cultura (Secult), com colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Tiro-de-Guerra. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Uepa Sorvetes, Panificadora Chantilly, Band, Caiuá Distribuição de Energia S/A, Vip Door Painéis & Outdoor, Refrigerantes Funada, Vidro Curvo, Alimentos Wilson, Cultura Inglesa, PB Lopes, Andorinha, Multisinais e Audi Propaganda patrocinam o evento.
Por Elaine Soares - Jornal O Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário