Nelson Morimoto é o responsável pela organização do Torneio de Judô neste sábado em Prudente
Tradicional evento organizado pela Associação de Judô do Oeste Paulista (AJOP), o Torneio Internacional de Judô Nelson Morimoto chega amanhã a sua 11ª edição. Cerca de mil judocas representantes de 37 associações de cinco Estados do País, além da província argentina de Formosa, são esperados para a competição, que será realizada a partir das 9h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, em Presidente Prudente. O evento terá disputas em seis categorias e divididas de acordo com o peso do atleta nas classes feminina e masculina. Além disso, haverá também um festival voltado para crianças com idade entre 3 e 8 anos nas categorias pré-mirim e mirim.
Em pleno crescimento desde a sua primeira edição, realizada em 2002, quando reuniu cerca de 300 judocas, a competição é considerada pelo organizador, Nelson Morimoto, como o maior torneio da modalidade realizado por uma associação independente no Brasil. “Não existe associação no País que reúna um número tão expressivo de atletas como o Torneio Nelson Morimoto. Uma competição grande hoje reúne 400 ou 500 atletas, mas mil [judocas] é um número recorde, apenas grandes clubes conseguem um feito assim”, revela entusiasmado o professor.
Além de São Paulo, encaram as disputas judocas dos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e até do Amazonas. Pela 13ª Delegacia da Alta Sorocabana da Federação Paulista de Judô (FPJ), cerca de dez associações confirmaram presença no evento prudentino, que será realizado nas categorias infantil (9 e 10 anos), infanto-juvenil (11 e 12 anos), pré-juvenil (13 e 14 anos), juvenil (15 a 17 anos), júnior/sênior (acima de 18 anos) e absoluto, que é aberta para qualquer competidor acima da categoria juvenil.
Cronograma do evento
Antes mesmo da abertura oficial, marcada para amanhã, às 9h, a movimentação do evento começa ainda hoje, das 18h às 19h, com a pesagem dos atletas inscritos, no mesmo local do torneio. A pesagem recomeça neste sábado, das 6h30 às 8h. O torneio terá início com o festival, onde os judocas das categorias pré-mirim e mirim serão divididos em grupos de quatro ou cinco e cada um realizará ao menos duas lutas cada. Nessa categoria todos os 150 lutadores inscritos receberão uma medalha de participação.
Baseadas no sistema de eliminatória simples, sem direito a repescagem, as competições serão iniciadas com a júnior/sênior. Nesta categoria, os confrontos serão agrupados em duas chaves, sendo a intermediária voltada para lutadores até a faixa verde, e a graduados composta por judocas da roxa a preta.
O torneio seguirá com as disputas das categorias infantil, infanto-juvenil, pré-juvenil e juvenil, que premiarão com medalha o primeiro e segundo colocado, assim como os dois terceiros lugares. A absoluto fechará o torneio e premiará com troféus os três primeiros posicionados. Além disso, as cinco associações, que somarem os maiores pontos, receberão um troféu, com exceção da primeira colocada, que ganhará ainda uma televisão 32 polegadas.
SAIBA MAIS
APOIADORES
A 11ª edição do Torneio Internacional de Judô Nelson Morimoto é patrocinada pela Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Casa da Chave, Charque Favorito, Raça Forte, Chuveirão das Tintas, Real Parafusos, Rebopec Retífica, Supermercados Econômico da Gente, Balanças Baiano, Delta’s Oficina de Torno e Solda, Master Extintores, União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), RG Mídia, Escola de Desenho Ebac e pela Max Produções, além da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), do deputado estadual Osvaldo Verginio (PSD) e da Prefeitura de Presidente Prudente.
Por Jean Ramalho - Jornal O Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário