quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto Centro de Basquetebol Vivo tem convênio renovado com a Semepp

Renato Pudas, Tute, Tum e Heleninha hoje cedo na Semepp

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 03, na sede da Semepp – Secretaria Municipal de Esportes de  Presidente Prudente, a renovação por mais um ano do Projeto Centro de Basquetebol, com  a Prefeitura de Prudente.

No ato da assinatura,  esteve presente o Gerente Técnico do Projeto, Renato Dupas, que foi recepcionado pela secretária municipal de esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Neto, a Tute, pela coordenadora do projeto na cidade, Helena Suguitani Cintra e pelo Diretor de Equipes de competição da Semepp, o professor José Rubens Baggio Néia, o Tum.

Esse projeto foi lançado no dia 09 de maio de 2012 em Presidente Prudente, e contou com a presença da madrinha do projeto, a Rainha do Basquete, Hortência Marcari.

No total cerca de 350 alunos, de 10 a 17 anos, no naipe masculino e feminino,  são atendidos  em cinco pólos de Prudente, Ginásio Municipal de Esportes – “Watal Ishibashi”, Parque de Uso Múltiplo – Pum - , e nas escolas Clotilde Veiga de Barros, Alayde Tortorella Faria Motta e Padre Emilio Becker.

Esse projeto  enche de orgulho a secretária que ao lado de Hortência e Magic Paula, brilhou nas quadras na década de 80, conquistando inclusive inúmeros títulos, entre eles o de vice-campeã mundial em 1985, sob o comando do técnico Antonio Carlos Vendramini. “A gente tem buscado dentro da nossa própria fala de governo para o esporte, convênios. Esse projeto tem um ‘link’ com o Ministério do Esporte e com a parceira a  Vivo. É de uma relevância muito grande, mesmo porque Prudente sempre teve uma identidade forte com a modalidade basquetebol”, diz ela.

O Centro de Basquete foi idealizado pela Confederação Brasileira de Basketball, com patrocínio da Vivo.  Em Prudente, tem o apoio da Prefeitura através da Semepp. Na prática, resume-se a um projeto de escolinhas de basquete, que visa descobrir novos talentos e ajudar na formação do caráter da criança e do adolescente. O objetivo é formar cidadãos participativos na comunidade de modo que desenvolvam todo o seu potencial e se preparem para o futuro. “Na condição de madrinha, a Hortência fez questão de nos chamar desde o início para aderi-lo. E a gente já consegue visualizar que estamos no caminho certo. Através da adesão, temos atendido crianças e adolescentes com o objetivo de tirá-los do sedentarismo através da prática de um esporte saudável. Afinal, o basquete oportuniza repertório motor amplo, raciocínio e decisões lógicas”, completa Tute.

Existe uma relação de carinho recíproco entre a ex-jogadora e Prudente, por ser a cidade de onde se projetou nacional e internacionalmente depois de se transferir de Catanduva para cá, nos anos 1980. Na época, Hortência capitaneou a equipe da então Amepp/Prudentina na conquista de títulos regionais, estaduais e nacionais, além do vice-campeonato mundial em Taipe, na China, como já mencionado. Na equipe, Tute era uma das titulares, assim como foi parceira de Hortência na Seleção Brasileira.

Curso de Capitação

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro será  realizado o curso de capacitação de basquetebol para professores e técnicos que atuam  no Centro de Formação de Basquete. Segundo  Renato Dupas, a capacitação será  abordando os fundamentos ofensivos do basquetebol, além de métodos de ensino e aprendizagem da modalidade., e será comandado pelos professor Sergio Maronezi Duarte e o professor Doutor Hermes Balbino, ambos com passagem pela Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário