terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Vereadores declaram "Talento Olímpico" como de utilidade pública

Os vereadores da 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente declararam a “Associação Projeto Talento Olímpico (APTO)” como de utilidade pública. O Projeto de Lei que incluiu o nome da instituição na Lei Municipal que trata sobre o assunto é de autoria do presidente da Casa, Valmir da Silva Pinto, juntamente com o vereador Demerson da Saúde.

Com a aprovação do PL, apreciado em discussão única na sessão ordinária do dia 17 de fevereiro de 2014, a "Talento Olímpico" poderá, a partir de agora, receber incentivos fiscais e financeiros para o desenvolvimento de projetos, como doações dedutíveis do Imposto de Renda, benefícios fiscais, parcerias e convênios com o Poder Público municipal, isenção da quota patronal para o INSS e isenção para o FGTS.

De acordo com a mensagem anexo ao PL, o Projeto Talento Olímpico, que é idealizado pelo ex-velocista e medalhista olímpico Claudinei Quirino, tem o objetivo de dar oportunidade para a comunidade em geral à prática esportiva, em especial o Atletismo.

O projeto conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal e já está ocorre há mais de dois anos em Presidente Prudente. "A missão do Projeto Talento Olímpico é viabilizar a prática esportiva geral em comunidades carentes mostrando seus benefícios físicos, mentais, intelectuais, educacionais, sociais e cíveis. E, ainda, detectar, acompanhar e dar suporte a talentos em potencial especificamente no atletismo", destaca o texto.

Em Presidente Prudente, os polos de atuação do projeto estão localizados nos bairros Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Morada do Sol e Jardim Humberto Salvador, além da pista "Mario Covas", na Unesp de Presidente Prudente.

"A pretensão é que se tenha uma média total de 300 crianças e adolescentes, diretamente beneficiados e dentre esse número busca-se possíveis talentos, que uma vez identificados terão apoio técnico para que obtenham condições de profissionalizar-se e quem sabe fazer do esporte a sua profissão", prevê a mensagem dos vereadores Demerson da Saúde e Valmir da Silva Pinto.

Ainda conforme o texto apresentado ao Plenário da Casa de Leis prudentina, a ideia é tornar este projeto uma referência em âmbito nacional e até mundial, "representando um verdadeiro celeiro de descoberta de atletas profissionais e atuando diretamente na formação cívica como também dos participantes do mesmo que não obtenham destaque na prática esportiva".

Para reafirmar a importância do Projeto de Lei aprovado na formação do cidadão, os vereadores Demerson e Valmir destacaram que o esporte "é um poderoso veículo de acesso aos direitos fundamentais que são inerentes à pessoa humana, oportunizando, facilitando e priorizando o acesso ao desenvolvimento físico, mental, intelectual, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade".

"A prática de esportes é essencial para uma melhor qualidade de vida. Para crianças e adolescentes, o esporte proporciona momentos de aprendizagem, quando expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionando assim um impacto positivo sobre a educação. O mesmo auxilia na construção da convivência com o indivíduo com a sociedade e também na aprendizagem da técnica esportiva", concluíram os parlamentares.

Por Maycon Morano - Assessor de Imprensa da Câmara Municipal


Nenhum comentário:

Postar um comentário