segunda-feira, 9 de junho de 2014

Fisioterapia do CT Everest é denominado “Doutor Ramon Cano Garcia”



O Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia de Presidente Prudente, localizado no Centro de Treinamento "Flávio Araújo" (CT Everest), foi denominado como “Doutor Ramon Cano Garcia”.

O Projeto de Lei que trata sobre a denominação é de autoria de todos os vereadores da Câmara Municipal e foi aprovado na sessão ordinária do dia 26 de maio, em discussão única.

A 16ª Legislatura é composta pelos vereadores Adilson Silgueiro, Alba Lucena, Demerson Dias, Elza do Gás, Enio Perrone, Ivan Júnior, Izaque Silva, Jailson do Nascimento, Geraldo da Padaria, Café, Cidão Mendonça, Natanael Gonzaga e o presidente da Casa de Leis, Valmir da Silva Pinto.

Histórico anexo ao projeto:

Ramon Cano Garcia nasceu em Presidente Prudente em 28/05/1945, filho do pioneiro Angelo Garcia e de Josepha Cano Garcia. Fez curso primário na escola “Professor Adolfho Arruda Mello” e depois no “Colégio São Paulo”, com transferência para o “IE Fernando Costa” à época em que passou a cursar o “ginásio” e “científico”.

É casado com Maria Célia Fernandes Castilho Garcia, professora e advogada. O casal tem quatro filhos: Maria Teresa Fernandes Castilho Garcia, médica neurologista; Maria Clara Fernandes Castilho Garcia, oficial registradora do Cartório de Registro Civil de Assis-SP; Maria Isabel Fernandes Castilho Garcia, especialista em finanças em marketing; e João Tomás Fernandes Castilho Garcia, cursando medicina na Santa Casa de São Paulo.

Aos 17 anos ingressou na Faculdade de Direito (Toledo), interrompendo o curso no último ano, pela sua decisão de se transferir para Curitiba-PR para prestar vestibular de Medicina. Aprovado no curso de medicina no mesmo ano, graduou-se no ano de 1974 como médico, pela Universidade Federal do Paraná. A seguir, obteve sua aprovação para cursar residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMUSP), para onde se transferiu até obter a especialização almejada.

Além da especialização em Ortopedia e Traumatologia, Ramon Cano Garcia é médico especialista em Fisiatria (formação na área de Medicina Física e Reabilitação pela Associação Médica Brasileira) e em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina de Jundiaí-SP.

Exerceu, durante 18 anos, o cargo de Médico do Trabalho pela Secretaria das Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, por meio de emprego que assumiu após aprovação em concurso público (datado do ano de 1976) e do qual se demitiu, voluntariamente, no ano de 1994.

Ramon Cano Garcia também foi eleito diretor da Faculdade de Educação Física de Presidente Prudente, antigo IMESP e na sua gestão foi criado o curso de Fisioterapia, cursos (Educação Física e Fisioterapia) que posteriormente foram incorporados pela Unesp.

Ramon Cano Garcia permanece desde o ano de 1997 até os dias atuais como professor da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), onde também exerceu o cargo de coordenador do Departamento de Ortopedia.

O médico sempre se manteve atualizado na sua área de atuação, procedendo à recertificação quando esta foi exigida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), sociedade da qual faz parte, participando de congressos e de inúmeros cursos ao longo de sua carreira para aprimorar seus conhecimentos. Atuou, a convite da SBOT, como médico observador e examinador quando da realização das provas de título para médicos ortopedistas de todo o Brasil, candidatos a pertencer aos quadros de membro da entidade, retirando-se, a seu pedido, uma vez que, com mais de 65 anos, optou por reduzir seus compromissos.

Desde que chegou em Presidente Prudente, atuou em sua clínica e em diversos hospitais, atendendo pacientes da cidade e das mais diversas regiões e realizando cirurgias, até conseguir, no ano de 2009, concretizar projeto que vinha sendo paulatinamente por ele estruturado: a partir do mês de julho de 2009 atenderia somente pacientes vinculados ao SUS e a pacientes carentes, ocasião em que se dedicou às funções assumidas no Hospital Regional de Presidente Prudente. Ainda atende conveniados do Sassom, considerando a relevância dos serviços médicos prestados por esta autarquia municipal, especialmente aos aposentados idosos.

Corintinha

Em 1965, com apenas 19 anos de idade, Ramon Cano Garcia já fazia parte da vida do Esporte Clube Corinthians de Presidente Prudente (Corintinha), onde atuava do departamento profissional, vindo posteriormente atuar como médico, até o encerramento das atividades do clube no ano 2000.

Deste modo, têm-se, de maneira resumida, o histórico acadêmico e profissional deste médico, para fins de comprovar o nível de conhecimento e de experiência do mesmo, especialmente na área da ortopedia e traumatologia, mas também nas áreas de reabilitação e de medicina do trabalho.

Por Maicon Morano - 



Nenhum comentário:

Postar um comentário