terça-feira, 10 de junho de 2014

TV Fronteira entrevista comentarista esportivo sobre Copa do Mundo 2014

  Ronaldo Nascimento fala sobre suas expectativas para a Copa do Mundo (Foto: Du Macedo/TV Fronteira

As vésperas do início da Copa do Mundo, a TV Fronteira consultou seu especialista em futebol, o comentarista esportivo Ronaldo Nascimento, para saber sobre suas expectativas com relação ao Mundial.

Ronaldo participa do SPTV 1ª Edição, às segundas e quintas, e na entrevista falou sobre a seleção canarinho, que terá a grande responsabilidade de representar o país do futebol jogando em sua própria casa.

Ronaldo tem 33 anos e é jornalista e radialista. Atua no rádio há 13 anos e atualmente é repórter dogloboesporte.com Prudente e Região e comentarista esportivo da TV Fronteira.

Confira na entrevista abaixo, as opiniões do jornalista sobre o assunto.

• Ronaldo, trabalha como comentarista esportivo há quanto tempo? E quando estreou na bancada do SPTV 1ª Edição?
Respiro esporte há muito tempo, mas acompanho profissionalmente desde os tempos do antigo Grêmio Prudente. Em 2010, quando o clube veio de Barueri para Presidente Prudente, passei a ser setorista. Viajei por vários campos do Brasil acompanhando o time nos campeonatos Paulista e Brasileiro. Minha estreia na bancada do SPTV 1ª Edição, foi no dia 26 de novembro do ano passado, um dia após o jogo do Santos contra o Fluminense, no Prudentão.

• Como tem sido essa experiência e como é lidar com o público de televisão?
É um experiência única, você vive cercado de grandes profissionais o tempo inteiro. É muito bacana estar em contato com este público, principalmente pelo fato de boa parte da minha vida ter sido no rádio, onde as pessoas apenas nos ouvem.

• Qual sua expectativa em relação ao desempenho da nossa seleção e qual, ou quais, os principais concorrentes ao título?
As perspectivas em relação à Seleção Brasileira são as melhores possíveis, como todo bom brasileiro, a vontade é ver o hexa ser conquistado na nossa casa. Acredito que o torcedor brasileiro será o principal combustível da nossa seleção. Em minha opinião, o Brasil tem algumas sombras como Argentina, Alemanha e Espanha, e ainda a França, que poucos têm falado a respeito.

• Qual você acha que será o esquema tático adotado por Felipão? E como você vê a evolução técnica do futebol e do próprio técnico em relação à conquista de 2002?
Acredito que ele deve usar o que vimos durante a Copa das Confederações. O 4-2-3-1, tendo o Fred como homem de referência. É visível uma evolução técnica, porém, o Felipão continua o mesmo, sempre meio "turrão". Após a conquista de 2002, ele conseguiu fazer um bom trabalho na seleção de Portugal, mas em clubes o desempenho não é tão bom. No Chelsea teve uma passagem discreta e no Palmeiras, apesar de ter ganho a Copa do Brasil, aquele mesmo time caiu para série B do Brasileiro.

• Depois dos amistosos, já arrisca um palpite para os 11 titulares de Felipão na estreia contra a Croácia?
Ele deve seguir com a mesma formação campeã da Copa das Confederações, com Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago SIlva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Oscar, Hulk e Neymar; Fred. Acredito que o Brasil começa a Copa no dia 12 de junho com essa formação.

• Na sua opinião, qual jogador não poderia ter sido preterido pelo Felipão, e por quê? E tem algum que realmente não deveria ter sido convocado?
Acho que ele deveria ter convocado o Miranda, zagueiro do Atletico de Madrid. Outro nome que deveria ter figurado nesta lista dos 23 é o do goleiro Rogério Ceni. Apesar dos 41 anos de idade e em seu último ano como atleta profissional, ainda está jogando em alto nível e merecia jogar mais uma Copa do Mundo, não sei se como titular, mas estar no elenco seria um prêmio para este jogador que fará falta nos gramados quando se aposentar. Digo isso, pelo fato de estar no mesmo clube há tanto tempo e ser um dos últimos da história do futebol a defender a mesma equipe tantas vezes, assim como foi o goleiro Marcos, do Palmeiras. Na minha opinião, o zagueiro Henrique não deveria ter sido convocado, assim como o goleiro Júlio Cesar, que quase não jogou no último ano. Mas o Felipão deve ter os seus motivos e agora, só nos resta torcer e muito pela nossa seleção.

• Já tivemos uma onda de protestos e muito se fala a respeito de novas e mais incisivas manifestações durante a Copa do Mundo. Você acredita que isso possa comprometer o evento?
Não sei se comprometer, mas mancha a imagem do nosso país lá fora. Todo protesto é válido e é nítido que estes protestos não são contra a seleção e os jogadores, mas sim contra a atual situação do país em setores importantes como: saúde, educação, segurança. O que não pode são os protestos com violência, isso jamais.

• E pra encerrar, seu palpite de Brasil e Croácia na abertura do Mundial...
Não vai ser um jogo tão fácil, mas o Brasil vence por 2 a 1.
Acompanhe os comentários de Ronaldo Nascimento nas edições do SPTV 1ª Edição e veja mais notícias do esporte no globoesporte.com Prudente e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário