sexta-feira, 27 de março de 2015

Semepp realiza treino técnico em sanda


A Secretaria Municipal de Esportes de Presidente  Prudente – Semepp - , realizará neste sábado dia 28, um Treino Técnico em Sanda (Kung Fú).  O evento é gratuito,  vai acontecer no Parque de Uso Múltiplo – Pum -  e é  aberto aos atletas que praticam a modalidade sanda vinculados a Semepp. A organização é da  professora Maria Dias Michelon.

O evento se intitula como treino técnico sanda, e terá como ministrante o Proessor Alexandre Leopoldo, educador físico; diretor técnico de sanda da associação shizuka de kung fu wushu (estilo Zou Chuan); atleta consagrado na modalidade sanda a nível nacional. Teremos também a presença do mestre em Kung Fu Wushu, Waldenir dos Santos.

De acordo com a professora da Semepp, Maria Dias, o  objetivo é além do fomento a modalidade, estar lapidando os atletas para competições, agregar valores e somar conhecimento técnico para os  atletas. 

Dentro da minha didática na Semepp eu só trabalho com atletas com idade a partir dos 13 anos completos, pois o Sanda exige muito fisicamente do atleta, além de ter muito contato na luta em si, o que, na minha concepção não se adequa as crianças com faixa etária inferior a citada acima devido ao maior risco de lesões, além de equívocos na interpretação da criança relacionada a arte marcial X violência.  Meu objetivo é além do fomento a modalidade, estar lapidando os atletas para competições, agregar valores e somar conhecimento técnico para os nossos atletas. Acho importante que eles sejam contemplados com uma maior diversidade técnica e didática, porque assim construímos atletas mais preparados para os desafios que o esporte de alto rendimento nos impõe. Tenho ainda intenção de buscar recursos para oferecer mais cursos didáticos e técnicos no decorrer do ano para que nossos atletas se desenvolvam sempre da forma mais adequada dentro do âmbito esportivo. Gostaria de salientar que o evento é inteiramente gratuito e direcionado aos atletas da Semepp, que representam tão bem nossa cidade nos eventos esportivos”,  explicou Dias.  

Sanda ou Sanshou

É uma forma chinesa moderna de combate corpo a corpo. É um esporte de  combate, p ser mais específica, é a aplicação das técnicas de kung fu.  O Sanda é uma eficiente forma para trabalhar a auto defesa, e tem como objetivos principais a simplicidade da arte marcial (wushu), o combate direto e  a eficiência técnica contra oponentes mais fortes. Além dos objetivos psíquicos  como autocontrole, disciplina, respeito e etc. O sanda/sanshou está crescendo  rapidamente em popularidade no Brasil e tem se convertido também em um  esporte profissional.
 Teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respectiva regulamentação.
 O sanda se refere ao kung fu de forma a ser denominado  luta livre, onde em eventos competitivos é a forma mais usada como forma de combate em duplas (onde ambos são do mesmo sexo, idades e pesos coniventes com a categoria do (a) atleta), e onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate atual e real. Existem hoje duas modalidades de competição para sanda, a amadora e a profissional.

Regras
·                    Em muitos campeonatos é utilizado a contagem de 2 round de dois minutos para adultos e o infantil é 2 round de um minuto e meio, descanso entre rounds de 1:00 minuto.
·                    Golpes nas genitais e nuca são inválidos, e podem levar com três irregularidades de luta a desclassificação.
·                    Para os golpes valerem pontos, ele deve fazer o adversário se mexer, não adianta apenas dar toques sem força.
·                    Vale chutar, socar derrubar o adversário e também jogá-lo fora do ringue.
·                    Pontuação é feita da seguinte forma, 1 ponto soco, 2 pontos chutes(na cabeça, e tronco, se for na coxa é 2 ponto) e 2 ( Se continuar em pé 2 pontos. se cair junto é 1 ponto ). Ao tirar o adversário pra fora do ringue, ele terá uma irregularidade por estar fora da luta, após 2 irregularidades dessa natureza no mesmo round ele é considerado perdedor do round.
·                    O ringue oficial é um quadrilátero tablado emborrachado 8 x 8 metros e elevado. As imediações externas do ringue são cobertas por folhetos de tatame de borracha.
·                    Algumas competições permitem o uso de joelhadas, mas não é válido o uso dos cotovelos como forma de ataque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário