terça-feira, 9 de junho de 2015

Revelada na escolinha da Semepp, atleta de Presidente Prudente integra seleção brasileira universitária de basquete


Amanda Maqueia com a camisa da UniSantana campeã da LDU

Amanda em ação pela seleção brasileira universitária


Amanda Maqueia hoje antes do treino em Recife

A atleta Prudentina, Amanda Maqueia, de 19 anos,  é a mais nova integrante da  seleção brasileira feminina de basquete para a Universíade, principal competição universitária internacional. Atualmente, a pivô de 1 metro e 92, defende as cores do Bradesco/Osasco e desde o último dia 03 de junho, está com o grupo de jogadoras em preparação no Recife até o dia 18 de junho.  Amanda que nasceu em Presidente Prudente, deu seus primeiros passos no basquetebol no ano de 2009, no Projeto Escola de Formação Desportiva da Secretaria Municipal de Esporte – Semepp -, com a professora Sonaira Fortunato. E não é só a Amanda que está no basquetebol pela família. Seu irmão Luca Thomé, pivô, de 1 metro e 75, integra a equipe Sub-12 masculina do Colégio Criarte/Semepp, que está disputando a Liga Regional do Centro Oeste Paulista.
“Comecei ai em Prudente aos 12 anos, com a Sonaira na Semepp. Depois de alguns meses, fui  jogar em Presidente Venceslau para completar a equipe Sub-15 que é comandada até hoje pela técnica Christi Ane Hammerschmid. Fiquei por lá durante dois anos, voltei novamente para Presidente Prudente e sem clube, para não perder o ritmo de treino, comecei a participar dos treinamentos com o time masculina que na época era comandado pelo técnico Negativo (José Alves da Silva Junior). Em 2013, novamente me transferi para Venceslau para fazer parte do Sub-17, e no ano passado, fui contratada pelo Bradesco/Osasco e estou por lá até hoje. E estou feliz também por ter meu irmão o Luca jogando com o Negativo”, contou a Prudentina.
Paralelamente  a  equipe de Osasco, Amanda também   joga pela equipe da faculdade UniSantana de São Paulo onde estuda e conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Universitário (LDU), no mês passado.

A atleta do seleção brasileira diz estar vivendo um ótimo momento da sua vida,  seja pessoal e  profissional. Estou em um momento especial na minha vida. Estou  treinando aqui em Refice, e  meu time da faculdade (UniSantana)  está em Brasília, chegaram lá ontem, para disputar o brasileiro deste campeonato e eu não pude ir por conta da seleção. Tenho também outras conquistas importantes. Ficamos em terceiro lugar ano passado no regionais,   terceiro na Copa Centenário em Santa  Catarina ano passado e  em terceiro tambm no NBA por três vezes.  Esses  campeonatos ainda estão rolando e vão terminar no mês de novembro”, disse  a atleta da seleção brasileira.

Sobre a convocação, Amanda se diz muito feliz pela convocação. “Estou muito feliz com a convocação, porque trabalhamos muito para isso. Eu digo que estamos, porque tem várias pessoas envolvidas nisso, meus técnicos, meu time, minha família que são pessoas que ajudam bastante, e eu vou dar o meu melhor por aqui pra ter o melhor resultado possível”, contou Maqueia.
O Brasil está no grupo D da Universíade, que será realizada em Gwangju, na Coréia do Sul, juntamente com Taipei (Taiwan),  Austrália e Uganda. A estréia será contra as  asiáticas no dia 05 de julho. Na semana passada,  a equipe brasileira jogou amistosamente contra a equipe da UniNassau e perdeu. Nesta sexta-feira, dia 12, jogará também de forma amistosa diante do Sport/Nassau e na terça-feira, dia 16, outro amistoso diante da UniNassau.
O objetivo das brasileiras é superar o sétimo lugar, conquistado em 2011 e que é a melhor colocação da Seleção. Coincidentemente, o técnico naquela ocasião também era Roberto Dornelas.
“Não dá para fazer muita comparação de um ano com outro. Na época, era diferente porque o limite de idade era de 28 anos. Hoje é de 24, e as seleções jogavam com times reservas. Agora, estão mais fortes e usam as melhores jogadores”, ponderou Dornelas, que paralelamente a seleção é técnico da equipe Uninassau/América de Recife. E é do time Pernambucano a base da seleção que conta com quatro atletas, Nicolle, Raphaela Monteiro, Lorraine e Ingrid, além da assistente Vanessa Gattei. Antes de viajar para a Coréia do Sul, a delegação do Brasil disputará um torneio amistoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário