sexta-feira, 8 de maio de 2020

Marcelo orientando  a atleta Gabi no  Paulista 2015

campeão nos jogos regionais de Assis em 2005

Marcelo foi  homenageado pelas suas atletas  pelo amor ao voleibol



fotos do Marcelo 

Primeiro título, jogos regionais de Assis 1997

Vice campeão abertos 2013 com a equipe masculina em Mogi das Cruzes

Memória Esportiva

Professor Marcelo Lorençoni fala de sua carreira vitoriosa no voleibol de Prudente

Seguindo com nossas matérias em forma de homenagens, hoje vamos falar do professor Marcelo Antônio Lorençoni. Casado com Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, o casal tem dois filhos, Marcelo Regueiro Lorençoni e Marcella Regueiro Lorençoni.  Ele é formado em  educação física (licenciatura plena) pela faculdade de ciências e tecnologia Julio de Mesquita Filho – Unesp - Campus de Presidente Prudente (1996); - voleibol (especialização) pela Unopar – pr (1999);- treinador (curso nacional de treinadores) treinador nível IV  pela Confederação Brasileira de Voleibol (2007).

Como atleta, Marcelo só participou de Jogos Escolares e Jogos Abertos realizados pelo Sesi de Prudente. Como treinador, sua  carreira teve início em 1994,  “No ano de 1993, montei os times masculino e feminino da Unesp (projeto que era formado por 50% de alunos e 50% convidados comunidade). Realizamos muitos jogos amistosos e em 1994, fomos convidados a representar o município de Sandovalina nos Jogos Regionais de Marilia onde  (conquistamos o 3º lugar no feminino)”, contou Marcelo.

Essa conquista despertou os representantes da  extinta Amepp – Autarquia Municipal de Esporte de Presidente Prudente e em 1995 Lorençoni virava técnico da equipe feminina de Prudente, permanecendo no cargo por 20 anos (até 2015).

 “Nesse período acumulei a função de treinador da equipe feminino adulto (1995-2015), equipe juvenil feminino (1999-2015) e masculino adulto (2010-2013).  Conquistamos muita coisa ao longo dos anos. Fomos campeão de alguns jogos regionais com as equipes feminino e masculino adulto (foram mais de 10 em 20 anos por Prudente); vice campeão com equipe feminino adulto dos jogos abertos de São ~Jose do Rio Preto – 2001; vice campeão com equipe sub-18 dos jogos da juventude do Estado de São Paulo em Assis 2002;
vice campeão com equipe masculino adulto dos jogos abertos de Mogi das Cruzes – 2013 e Vice campeão vôlei de praia feminino nos jogos da juventude de Pirassununga 2015”, enumerou o técnico

Marcelo não trabalhou somente com o voleibol. Ele foi por vários anos, foi supervisor da equipe de basquetebol adulto masculino da Semepp/Funada,  e nessa função ele foi bicampeão paulista. “Essa época do basquetebol da Semepp/Funada foi maravilhosa, tínhamos uma excelente equipe, todos unidos  em busca das conquistas sob o comando do técnico o  professor Negativo (José Alves da Silva Junior).  

Qual o sentimento de trabalhar com o esporte e com o voleibol?
Muitos questionaram minha capacidade para ser treinador, por não ter sido atleta de alto rendimento e, após muitos estudos, o sentimento é de dever cumprido. o esporte não é uma atividade de inclusão, ele é de exclusão: o tempo todo há disputa por posições. Esse é o desafio que motiva minha caminhada até hoje: manter o máximo possível de atletas concentrados em fazer parte de um coletivo, mesmo sabendo que são sozinhos em sua disputa por posição, e, eu posso afirmar pelos resultados que tenho apresentado, que estou vencendo meu desafio. Trabalhar com o voleibol, é tudo de bom....já fui jogador escolar de basquete e handebol, e, foi com o voleibol que me identifiquei. eu agradeço todos os dias o que essa modalidade me deu: vida, estudos, amigos, família, viagens e ótimas memorias.


Hoje, você está trabalhando aonde?
Sou agente de turismo na First Turismo de presidente prudente.
Su representante comercial da First Trip/ Amaze Prudente.
Sou representante comercial da Zambrini Formaturas.
Estou atuando como treinador das equipes  de vôlei do Tênis Clube de Presidente Prudente e do e-volei de Presidente Prudente, ambas na categoria master feminino.


Ainda sonha em comandar a equipe de prudente em competições?
Sim, tenho desejo de representar minha cidade uma ultima vez, em jogos regionais, com a equipe feminino adulto.


Algum fato ou historia curiosa?
em 1997, conquistei meu primeiro titulo de jogos regionais (assis) como treinador de presidente prudente. foi muito bom, com uma vitória massacrante sobre marilia na semi final (era nossa maior adversária em quadra). mas, antes dessa conquista, minha equipe estava 100% dividida em tres “panelas” e vou contar um causo: estávamos a 1 mês dos jogos e tinha uma equipe completamente destruída por ter 3 grupos: turma 1 era a favor da levantadora Fernanda, turma 2 era a favor da levantadora Ana e turma 3 era do deixa disso. Resolvi fazer uma pequena viagem para realizar 6 jogos amistosos.
Olha que loucura: saímos numa segunda feira de Prudente para fazer o primeiro amistoso em londrina, as 19h (perdemos por 3x0 com 15x0 no 3º set) a equipe de Londrina nem quis fazer o jogo de terça de manhã, alegou que fomos lá só para passear, que o time era muito ruim. Obvio que tivemos uma reunião dentro do ônibus a caminho de Cascavel, e pedi para Fernanda, que era a levantadora que eu tinha como titular, peitar a jogadora que fazia ela sair fora de eixo. Simplesmente ela levantou e mandou a tal jogadora para longe do Brasil, essa jogadora era nada menos que a Adriana (patinho) nossa principal jogadora e que todas tinham medo de encarar. Logico que foram 10 segundos de silencio no ônibus, que pareceu 10 minutos, seguido de uma resposta da pato: “tá bom”. desse momento para frente, tudo começou a mudar. Sim, perdemos para Cascavel por 3x1 na terça a noite e logo em seguida fui comunicado pelo treinador de Cascavel  que não haveria a partida do  dia seguinte por falta de quadra e compromisso particular dele. Amanhecemos e fomos direto para Foz do Iguaçu, que tambem  teriamos 2 jogos (quarta a noite e quinta de manha). Como chegamos cedo, liberei meninas para irem Paraguai. Estava andando com a Fernanda e vimos uma grande fila dentro do Shopping China, logico, curiosos que somos, fomos ver o que era: simplesmente a Daniela, ponteira do nosso time, sentada numa mesa toda arrumada, dando autógrafos (confundiram a Dani com a ponta da seleção brasileira, Filó). Foi muito legal ver a felicidade do time inteiro vendo essa loucura da Ddani. bom, resultado dos dois jogos em Foz: vitoria de Prudente por 3x2 e 3x0. banho tomado vamos voltar para Prudente...e...adivinhem, errei as contas e não pedi dinheiro para podermos jantar....time ficaria sem refeição? ai, Thays, nossa central que morava em Londrina, ligou pra mamis e fomos recebidos lá com um baita jantar: cachorro quente maravilhoso......
essa viagem foi inesquecível, ela nos deu o alicerce necessário para sermos a melhor equipe da região por 10 anos seguidos


Uma mensagem para quem sonha se tornar atleta de alto rendimento principalmente com o voleibol:
Quando alguém menosprezar seu sonho, não desista, 95% das pessoas tentam tirar essa vontade de você, use os 5% das pessoas que apoiam para fazer acontecer.


O que significa o voleibol pra você?
Essa pergunta é muito complicada para responder, então vou resumir: tudo! (é meu mundo, minha vida, minha felicidade, é aonde eu me encontro).

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário