segunda-feira, 18 de maio de 2020

Professora de basquete da Semepp Fatiminha Belome é a nossa homenageada de hoje

Fatiminha com a rainha do basquete Hortência em evento em Prudente








flagrantes do trabalho da professora Fatiminha 

A nossa homenageada no dia de hoje é a professora de basquetebol da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte, Fátima Belome Xavier, com quem é casada com Ladyr Xavier do Nascimento e eles tem três filhos Laura Belome, Davi Belome  do Nascimento e Ester Belome do Nascimento. Como atleta, ela começou  na escolinha de basquetebol em 1985 na Associação Prudentina de Esportes Atléticos – Apea - . Em 1986, ela disputou o Campeonato Paulista  por Presidente Venceslau, onde teve três principais conquistas:- 3°lugar no Campeonato Paulista Juvenil em 1989; e 4° lugar na categoria adulta no mesmo ano 1989. Já nos jogos regionais e abertos, jogando  por Presidente Prudente, na década de 90, ele perdeu as contas foram quase 10 anos jogando,  porem sempre eestando entre os 3 primeiros colocados.

Já competindo no atletismo a partir de 1994, também por Prudente, foram várias conquistas. Quase por uma década ela foi medalhistas nas provas de 800, 1500 e 5000 mts.

Em  1993, Fatiminha inciava seu trabalho como professora da escolinha de basquete da Semepp.  “Pra mim o esporte em geral significou superação, tanto no basquete quanto o atletismo, devo a minha vida,  carreira e quem sou hoje às pessoas que me influenciaram pro esporte Dino Cintra e Helena Cintra”, contou Belome.

Sobre alguma história, ela diz que tem. Ah sim muitas histórias no basquete de jogos memoráveis terminando com apenas 3 jogadoras em quadras, e de jogos "pegados" com as equipes da região de São Paulo (rs) nossos rivais.

Mas também foi no atletismo que houve um fato que jamais me esquecerei. No ano de 1996 senão me falhe a memória os jogos regionais foi aqui em Presidente Prudente, eu estava na minha melhor forma, e na nossa equipe Prudentina era eu e mais uma grande amiga que fazíamos as mesmas provas ( a dobradinha prudentina). Naquela edição eu já havia ganhado a prova de 1500 e estávamos correndo  juntas os 800 mts,  quando na reta final eu já na frente " tirei o pé " pra que a minha parceira pudesse ficar em primeiro lugar porque nos éramos uma equipe). Fui  .muito criticada porque faria o meu melhor tempo, mas não me arrependo pois fiquei feliz!! E fomos campeãs!!!”, contou Belome.

A professora da conselhos para um pessoa ser vencedora seja vida ou no esporte. “ Dê o seu melhor o seu máximo!!  tenha disciplina, e nunca desista dos seus sonhos. Quero  agradecer a Deus por ter me dado essa  inteligência   de atleta,  pelo meu corpo perfeito  pra correr saltar e arremessar, pela alegria que sentia em cada conquista,  e também  pelos choros das derrotas que me ensinaram  até mais que as vitórias. Agradecer meu pai (in memorian) por ter acreditado no meu potencial e deixado eu sair de casa com 15 anos  e   claro aos meus mestres a quem devo tudo que conquistei e aprendi com o esporte, Dino e Heleninha”, finalizou Fatiminha.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário