quinta-feira, 14 de maio de 2020

Professora Suzana Campos Silva há décadas trabalha com muita dedicação na Escola de Natação da Semepp

Suzana com o esposo Jailton e o filho Heitor

Suzana com as amigas Fatiminha, Maria Tereza, Angélica e Rosalina

Suzana com os pais , esposo e o filho

Suzana a direita em 2009 na piscina do Centro Olimpico antes da reforma

Suzana ao fundo comandando aula na piscina da Apea

Seguindo as matérias em forma de homenagens com os funcionários da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte, hoje vamos falar da professora da escolinha de natação, Suzana Campos da Costa Silva. Com 50 anos de idade, ela é casada com Jailton da Costa Silva com quem um filho, Heitor Campos da Costa Silva, de 12 anos e um de coração, o atleta de natação da Semepp,  Eliantony Ferreira de Souza, de 26 anos.

Na infância, Suzana  praticou vários esportes. Na adolescência optou pelo voleibol, chegou a jogar pela antiga AMEPP – Autarquia Municipal de Esporte,  até o seu ingresso na faculdade,

“Nessa época além de jogadora, eu  era assistente técnica do professor Carlos Alberto Scatolin e depois acompanhei, por um tempo o professor Manoel Alves dos Santos (Neco), oriundo de Foz do Iguaçú. Ingressei na SEMEPP,  na que  ainda era a extinta  AMEPP, em 1989, no governo do então prefeito, Virgílio Tiezzi Junior. Na época a professora de natação estava se formando na faculdade e iria voltar à sua cidade natal. Me candidatei ao cargo e fui admitida, era o início, do que se tornou, uma grande paixão”, contou Suzana.

Sobre o sentimento de estar há tantos anos no esporte, Suzana confessa que é difícil encontrar palavras para descrever esse tempo.

“Difícil colocar em palavras, afinal já são quase 31 anos de casa. Na SEMEPP aprendi a ser versátil, criativa, a me abrir para novas situações, a lidar com sim e não, ir além de minhas habilidades naturais, me desenvolvi  e, ainda sou estimulada ao desenvolvimento pleno, a crescer, pensar além. Me sinto realizada!. Participar do desenvolvimento  da criança, tanto motor quanto emocional é muito gratificante e temos, também os adultos e é empolgante vê-los se desafiaram a algo novo, já adultos mas querendo aprender um esporte diferente, se esforçando... Ter um espírito, corpo e mente ensináveis, é uma bênção”, comentou Campos.

Ela se formou em 1992, na UNESP, campus de Presidente Prudente, em licenciatura plena em Educação Física e diz que seu trabalho é sua vida. “Representa minha vida, minha história, faz parte de quem me tornei, de que sou... Agradeço ao meu amado  Deus, o privilégio de fazer parte dessa secretaria. Me proporcionou conhecimento, crescimento, me deu excelentes amigos, pessoas que fazem parte de mim, que alegram meu dia, alguns tão chegados quanto irmãos... rimos muito juntos, choramos também, fomos além de nós mesmos... Graças a Deus, as boas recordações são maiores do que o que não foi legal!”, disse a professora.

Sobre a pratica ao esporte, Suzana recomenda e explica a importância  da atividade física.
“O esporte deve fazer parte de nossa vida, independente do objetivo final. Praticar uma modalidade esportiva traz segurança, disciplina, coragem, força, nos ensina a ganharmos e perdermos, nos proporciona boas amizades... e são esses valores, que permeiam nossa vida e nos faz termos condições de seguir em frente, alcançar objetivos, saber onde  se quer  chegar, tomar decisões, no fim o esporte nos ensina, a vivermos bem. Então, escolha um esporte que te faça sorrir e siga nele, aproveite o melhor daquilo que ele te oferece, se esforce, vá além dos limites saudáveis, creia em Deus e seja feliz!. Quero aproveitar e agradecer a atual  diretoria da SEMEPP,  na pessoa do secretário Claudinei Quirino e, na do coordenador Márcio Rodrigues, por confiarem em nosso trabalho e fazerem o possível para viabilizarem a   execução  do mesmo, da melhor forma”, finalizou Suzana.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário