terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Professor Renato Gouvea é homenageado pela Semepp

Renato Gouvea com a esposa e filhos
Em 2016 Renato foi arbitro nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro
Em 2016 Renato fez parte do revezamento da tocha olímpica em Presidente Prudente
Renato com seus mesatenistas em uma das competições que disputou

Seguindo com as nossas matérias em forma de homenagem, hoje vamos falar da carreira do ex-técnico de tênis de mesa da Semepp, Renato Gouvea de Jesus. Ele  tem 44 anos, casado com a professora Adriana Teixeira Gouvea e pai de dois meninos Gabriel Teixeira Gouvea com 11 anos e Vinícius Teixeira Gouvea com apenas 4 aninhos.

Renato é Formado pela Universidade Estadual Paulista – Unesp em 2000 e no ano seguinte já começou a lecionar e iniciou  com o professor Emerson Silva o Projeto Dominando a Bolinha, com o objetivo de ensinar o tênis de mesa as crianças da Rede Municipal de Educação.

“Novos rumos e uma nova modalidade já que joguei voleibol na equipe da extinta AMEPP. Com o sucesso do projeto na Rede Municipal de Educação ainda em 2001 passei a integrar a comissão técnica das equipes de competição da Secretaria Municipal de Esportes (SEMEPP). Desde então foram muitas conquistas em Jogos Regionais, Jogos Abertos da Juventude, Campeonato Paulista, Jogos Regionais do Idoso, Jogos Abertos da Juventude, Copa Regional, Campeonato Brasileiro Intercolonial, Jogos Escolares, Jogos Abertos do Interior, Torneio Internacional de Tênis de Mesa, dentre outros”, contou Gouvêa.

Durante esse tempo, foram muitos momentos marcantes na sua carreira. Um deles foi em 2008 quando a ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa – ITTF - divulgou a lista oficial com os treinadores da América-Latina aprovados com o nível 1 da entidade máxima que dirige a modalidade nos 5 continentes.

“No Brasil somente 17 tinham conquistado a certificação, quando vi o meu nome foi gratificante. Outro momento que ficou para a história foi o título dos Jogos Regionais de 2007, onde conseguimos uma virada contra a forte equipe de Marília. Estávamos perdendo e a equipe de Marília praticamente já comemorava o título, quando conseguimos uma virada histórica. Me lembro que todos os atletas das demais cidades em certo momento da partida torciam por Prudente e ao final comemoram junto com a gente, nunca tinha visto aquilo e até hoje não vi ou vivenciei outro momento deste dentro do esporte””, lembrou Renato.

Outro fato marcante em sua carreira foi o título dos Jogos Regionais de 2011 em Prudente, em que Renato relata também com muita emoção.

“Fui campeão com a equipe feminina e depois com o masculino, foi algo inexplicável comemorar com todos os amigos e familiares. Ele ainda tem em seu currículo de técnico a hegemonia da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude e um aproveitamento de 100% nos Jogos Regionais do Idoso.

“Em 2009 realizamos pela primeira vez em Presidente Prudente o Campeonato Paulista de Tênis de Mesa, que reuniu as melhores equipes do Estado e grandes nomes da modalidade. Meu último título como técnico da SEMEPP foi em 2012 neste ano Presidente Prudente  foi campeã da Liga Regional Oeste Paulista de Tênis de Mesa, abrindo uma diferença histórica de 6.210 pontos para a equipe vice-campeã”, comentou Gouvêa.

Em sua trajetória, Renato conheceu grandes nomes do esporte, e alguns destes estiveram em Prudente; entre eles Marcos Yamada, Medina e o experiente Hugo Hoyama. Em toda a carreira a frente do Tênis de Mesa Prudente, Renato foi destaque na imprensa esportiva, mais um fato foi marcante, ele comenta.

“Um dos fatos que me marcou foi à divulgação da minha foto no site da UOL. Na oportunidade  eu estava atuando na arbitragem dos Jogos Abertos do Interior 2005 em Botucatu e a minha decisão de desclassificar um atleta repercutiu na imprensa esportiva nacional. Neste ano também tive o prazer de arbitrar a partida entre Hugo Hoyama e o cubano Francisco Paco Arado. Nestes muitos anos de tênis de mesa foram tantos os acontecimentos que fica difícil expor tudo neste momento. Mas não poderia deixar de falar de dois momentos mais que especiais em 2016, o primeiro foi ser condutor da tocha olímpica em Presidente Prudente e depois ser aprovado para trabalhar na modalidade de Tênis de Mesa durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e ver de perto os grandes nomes do esporte mundial. Foi uma experiência inesquecível morar no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.  Atualmente sou professor de Tênis de Mesa no Tênis Clube e na prefeitura estou acumulando as funções de Coordenador de Proteção e Defesa Civil e Diretor de Mobilidade Urbana e Educação para o Trânsito. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer primeiramente a Deus, aos meus familiares, a todos os amigos, alunos e atletas, da SEMEPP, do Tênis Clube, Bethel, Rede Municipal de Educação  e SESI. Para vencer precisamos estar sempre prontos para enfrentar os desafios”, finalizou Renato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário