quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Paratletas de 19 entidades competem na 11ª Paragincana promovida nesta quarta no Sesi


Superação. É o que mais de 600 paratletas estão demonstrando no Serviço Social da Industria (Sesi) do Parque Furquim. É que o local sedia a 11ª edição da Paragincana de Presidente Prudente, organizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com Sesi e Associação de Peregrinação do Rosário.

Um pouco antes do início da disputa das modalidades, teve a abertura oficial da Paragincana. Nesta, compuseram a mesa o chefe de Gabinete, Feiz Abbud, representando o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, o responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Douglas Kato, a secretária da Semepp, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, o chefe da Coordenadoria da Juventude, Juliano Borges, bem como o presidente da Câmara, Valmir Pinto, os representantes do Sesi, Guilherme Sávio e Mônica Mikori, da APR, Talmir Rodrigues e do deputado Ed Thomas, Luiz Thiago.

Ainda na abertura oficial do evento, os representantes das 19 entidades participantes da Paragincana desfilaram com placas de apresentação, sendo elas: Núcleo Ttere, Associação dos Deficientes Físicos de Prudente e região, Associação Peregrinação do Rosário, Comunidade Surda de Prudente ‘Hugo Mielli’, Associação dos Cegos, Projeto Carona, Associação de Apoio ao Fissurado Labio Palatal, União das Pessoas com Deficiência (Unipode), além das Apae’s de Presidente Venceslau, Pirapozinho, Prudente, Bernardes, Quatá, Regente Feijó, Lucélia, Martinópolis, Epitácio, Rosana e Anastácio.

Ao fazer uso da palavra, o chefe de Gabinete agradeceu a participação de todos e disse que os presentes representam a cidade. “Não são os prédios ou as demais edificações que são a cidade. Vocês são a cidade. Quando falamos em nome do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] estamos transmitindo a preocupação, os desejos em resolver os problemas de todos e cada vez mais oferecer uma melhor qualidade de vida. É com muito prazer que hoje estamos tentando proporcionar momentos de lazer através dessa gincana que oferecerá a todos momentos de alegria”, discursou.

Já em sua vez, Kato agradeceu ao prefeito em ter dado a oportunidade de ele estar a frente da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, bem como aos parceiros que possibilitaram a realização da Paragincana, em especial ao Sesi, que segundo ele, não “mediu esforços para que o evento ocorresse hoje”. “O prefeito Tupã pede que os trabalhos de inclusão sejam feitos com muito amor e carinho”, pontuou.

Kato aproveitou a oportunidade e lembrou aos presentes sobre o trabalho de inclusão ao mercado de trabalho que a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência está promovendo. 
“Tivemos a palestra no Matarazzo e contamos com mais de 80 empresas representadas que estão querendo contratar pessoas com deficiência e não encontram”, disse, pedindo que os representantes das entidades encaminhem o currículo dos atendidos no e-mail da coordenadoria, que é inclusão@presidenteprudente.sp.gov.br.

De acordo com Kato, a sensação em realizar a Paragincana é de orgulho. “Em plena semana de aniversário de Prudente estarmos com a competição é gratificante. Estamos recebendo as entidades, promovendo a inclusão através do esporte. E o mais gostoso é ver que temos cadeirantes, surdos, cegos, amputados e essas limitações não os impedem de praticar o esporte. Eles mostram não só para gente [que prestigia a competição], mas para todos, que são capazes de praticar esportes, mostram isso para toda sociedade”, pontua.

Após a abertura teve início a competição na modalidade de coreografia. Ainda durante o dia, outros esportes movimentam o cronograma da Paragincana, como natação e voleibol (ambos esportes nas categorias masculina e feminina), futsal (masculino), queimada (mista), além de jogos de mesa, como truco, dominó, dama, xadrez e vareta. “Embora haja uma tabela de pontuação a ser cumprida e o espírito de competição, todos vão receber medalhas”, encerra Kato. (Por Guilherme Santana)



Nenhum comentário:

Postar um comentário