sábado, 18 de dezembro de 2010

Retrospectiva – Esportes investe em infraestrutura física para Jogos Regionais 2011

Tute tem feito seu papel com muita competência a frente da Semepp

Se tem uma área que recebeu diversas melhorias ao longo de 2010 foi a de esportes. Pelo menos é o que garante a secretária municipal da pasta, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a ‘Tute’, na quarta entrevista da série ‘Retrospectiva’ preparada pela Secretaria Municipal de Comunicação. Ela destaca os avanços na infraestrutura física, os projetos sociais Esporte Social e Programa Atleta do Futuro (PAF) – este último realizado numa parceria com o Sesi –, além das escolinhas da Semepp que despontaram e revelaram atletas talentosos em competições importantes, como os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior. A vinda do Grêmio Prudente, além dos esforços do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) para viabilizar as reformas do Centro Olímpico também estão entre os assuntos tratados pela secretária na entrevista. Confira:

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Secretária, a senhora acredita que Presidente Prudente avançou no esporte nestes dois anos de governo da atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp)?
Tute
– Sim, principalmente na área de infraestrutura física. As obras que o prefeito tem realizado, e tem muitas ainda para acontecerem, estão fazendo a diferença para o nosso trabalho.

Secom – Quais são as principais obras realizadas até agora?
Tute –
Nós começamos pelas academias da longevidade [também conhecidas por ATIs – Academias da Terceira Idade] nos bairros. Tivemos também a importante obra do Parque de Uso Múltiplo, onde foi construído mais um anexo com três quadras. Lá estamos desenvolvendo a ginástica artística que estava sem um espaço apropriado. Temos também a cobertura das duas quadras do Parque do Povo, a colocação de grama sintética no campo do Ceab [Centro Esportivo Antônio Benites] e também do Parque do Povo, as reformas do campo de futebol do Estádio Municipal Caetano Peretti, que também teve sua estrutura física melhorada e recentemente inaugurada, enfim. Todas estas obras vêm de encontro aos nossos anseios para os Jogos Regionais de 2011 que vão acontecer no município.

Secom – E sobre as práticas esportivas. Primeiro a escolinha desportiva da Semepp. Quantos alunos são atendidos? Todos praticam esporte? Onde?
Tute –
Nós temos vários núcleos nos bairros periféricos e também central da cidade. Neles, são cerca de 3.800 crianças participando das modalidades atletismo, basquete, futebol, futebol de salão, ginástica artística, ginástica rítmica, entre outras que nós atendemos.

Secom – Além do Esporte Social, que é um outro projeto, essa área também esportiva é social?
Tute –
Sim. Nas escolas de formação desportiva temos o nível de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento. Acho também que a gente teve muito sucesso na implantação do Esporte Social, que foi uma parceria firmada com o governo do Estado de São Paulo, contemplado três núcleos que atendem a 300 crianças. E nós pretendemos ampliar essa ação. Também firmamos convênio com o Sesi [Serviço Social da Indústria] para o Programa Atleta do Futuro [PAF], que tem alavancado as participações dos alunos esportistas prudentinos em competições como a Olimpaf [Olimpíada Programa Atleta do Futuro]. Devido o sucesso, também desejamos que essa parceria possa ser ampliada.

Secom – Alguns desses atletas revelados na Semepp tem conseguido bons resultados, e isso a gente sabe porque tem acontecido gradativamente. Quer dizer que sempre vai ter alguém para ser revelado?
Tute –
Sim. Esse ano nós tivemos muitas felicidades na cidade de Presidente Prudente na modalidade natação. Foram bons resultados alcançados pelos atletas da Semepp, do Tênis Clube e da Apea [Associação Prudentina de Esportes Atléticos]. Temos também revelado atletas no futebol, no próprio basquete, no voleibol onde inclusive atletas foram chamados para outros municípios... Então agente vê que o nosso trabalho está sendo retomado na parte técnica. A gente quer realmente dar condições para que os treinadores e atletas possam ter equipamentos, local apropriado e adequado para que possam evoluir.

Secom – Em termos de competição em âmbito regional, as conquistas têm se tornando freqüentes nos últimos anos. Elas ocorrem mais do que antes? Pode-se dizer isso?
Tute
– Tivemos sim um avanço. A maioria das modalidades chegou às fases semifinal e final das competições, coisa que não acontecia anteriormente. A gente sempre acabava a participação momentos antes da final. Neste fim de ano, inclusive, estamos classificados com as categorias dentinho e dente de leite pra final estadual de futebol que ocorre na cidade de Dracena, de 8 a 16 de dezembro.

Secom – O mesmo se deu nos jogos regionais?
Tute –
Sim. Os Jogos Regionais, a gente sabe, é uma coisa muito atípica. A cidade de Marília, que é a nossa grande concorrente, investe ‘todas as armas e todas as munições’ neste evento. Vimos lá nos Jogos Abertos do Interior, em Santos, que Marília pouco se fez presente. Então nos não temos uma preocupação excessiva de sermos assim, um ícone nos Jogos Regionais, porque sabemos que o nosso segundo lugar é conquistado pelos nossos atletas, que aqui moram, residem e treinam.

Secom – A senhora falou sobre os Jogos Abertos do Interior, este ano disputado em Santos. O que realmente fez a diferença para Presidente Prudente?
Tute –
Nós tivemos algumas ‘fatalidades’ de grupos nas modalidades de futebol e voleibol. Não sendo isso a gente teria alcançado uma classificação bem melhor do que nós ficamos. Mas a 28º colocação foi a melhor da região .

Secom – As primeiras medalhas vieram no masculino de natação, não é mesmo secretária?
Tute –
Exatamente. Nós tivemos o Renan Porto que é um menino da casa e que esta conosco já há vários anos, morando e residindo aqui. Ele teve uma brilhante participação nos Jogos Abertos, com medalhas de ouro conquistadas.

Secom – Além da estrutura física, a gente sabe que existe a estrutura em termos de materiais esportivos. Esta é uma questão que também melhorou?
Tute
– Melhorou graças ao Fundo Municipal de Esportes e ao Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador, que também foi implantado nesta gestão e que canaliza os recursos oriundos das praças esportivas. Nós pudemos através desse mecanismo fazer a aquisição de materiais esportivos de qualidade. Compramos até vara de salto em altura, produto importado. Então toda essa preocupação veio graças a esse mecanismo recente que é o Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador.

Secom – O Grêmio Prudente tem alguma contribuição com o chamado esporte amador hoje através da Semepp?
Tute –
O Grêmio Prudente só trouxe alegrias pra nós. Só temos a agradecer a presença dessa equipe profissional em nosso município. Por conta disso, nós tivemos um aumento na ordem de 40% na procura de vagas pela modalidade futebol. E temos também a certeza de que os nossos atletas poderão amanhã, num futuro bem breve, fazer parte das categorias sub-15 e sub-17, sendo aí quem sabe a porta de entrada para o futebol profissional. Quer dizer: uma oportunidade para os jovens da nossa cidade.

Secom – No Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador também entra recurso do Grêmio?
Tute –
Entra quando eles ocupam os nossos espaços esportivos. No caso da arrecadação em jogos no Prudentão [Estádio Municipal Eduardo José Farah] tem uma porcentagem que é repassada ao Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador.

Secom – Pode-se dizer que a melhor parte do recurso do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador vem do Grêmio?
Tute –
Pode-se afirmar isto.

Secom – Com relação a outras competições, a exemplo dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), Presidente Prudente também apresentou uma evolução nestes dois últimos anos?
Tute –
É...Nós tivemos a felicidade ano passado de sermos sede da 13ª edição dos Jogos Regionais do Idoso. Nossa equipe foi campeã. A conquista se deve muito ao trabalho fantástico que fazem os professores da terceira idade, professor Jaime, professor Dito, a Maria Auxiliadora, o professor Renato, entre outros. É eles quem fazem realmente a diferença na vida e na concepção do que Terceira Idade também é qualidade de vida. Então nós também evoluímos nesta área.

Secom – Em termos de eventos, fora os Jogos Regionais do Idoso em 2009, neste ano teve a corrida de ciclismo e no ano que vem tem os Jogos Regionais...
Tute
– Isso tem ocorrido ano a ano. Nós temos buscado parceria com a Secretária de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, e solicitado por meio do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB] um evento de grande porte em Presidente Prudente. Neste ano, inclusive, recebemos cerca de três mil alunos das Olimpíadas e Jogos Escolares. Então pra nós isto é gratificante, porque estamos voltando ser referência regional e estamos avançando agora com uma nossa proposta de reestruturação do Centro Olímpico que é uma verba de emenda parlamentar do governo federal para que nós possamos revitalizar e modernizar aquela obra que é da década de 80, para termos mais condições de sermos formadores de atletas.

Secom – O circuito de ciclismo deu inclusive uma projeção internacional?
Tute –
A Volta Ciclística de São Paulo é uma coisa fantástica. Tivemos a honra de sediar a largada da prova neste ano de 2010. E teve sim um fator positivo, até porque temos na cidade uma família que é tradicional na modalidade. Por isso recebemos este evento com muita satisfação.

Secom – Este ano houve no gabinete do prefeito várias solenidades referentes ao esporte, incluindo entrega de novos uniformes. Este aspecto de atendimento ao atleta, de dar a ele essa condição melhor para praticar esporte também foi priorizado nesse período do prefeito Tupã?

Tute –
Sim. Nossa preocupação desde o início... o prefeito Tupã me disse que era pra ter criatividade. Atrás dessa criatividade nós buscamos parceiros. Hoje nós temos muitos empresários que estão ao nosso lado, nos alavancado com materiais esportivos, naquilo que precisamos de recursos. O Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador foi uma ferramenta de suma importância para que pudéssemos também ter este mecanismo de acrescentar qualidade no material esportivo, justamente para que nossos atletas tivessem seu desempenho melhorado.

Secom – A questão dos parceiros, dos apoios ou dos patrocínios como queiram, eles tem confiança no que esta sendo feito e em função disso tem ampliado o número?
Tute
– É... nós já estamos trabalhando para 2011. De fato a iniciativa privada tem olhado com bons olhos o nosso trabalho, a confiança que o prefeito tem passado e isso tudo esta refletindo na nossa performance. Sem a ajuda da iniciativa privada, eu também sozinha não conseguiria nada.

Secom – A Secretaria Municipal de Esportes tem promovido também um trabalho de integração comunitária que é um projeto de recreação. Como tem sido isso nos últimos dois anos?
Tute
– No caso deste projeto de recreação [Brincando na Rua] precisávamos fazer um formato mais arrojado. Conseguimos. Hoje nós temos dois grandes parceiros que é a Bebidas Funada e a empresa de transportes Andorinha que nos agraciam com os monitores. Nos bairros, a gente precisa ter eles ao nosso lado. Estamos muito felizes em levar para a população esse tipo de lazer dos domingos festivos que a gente procura atendê-los.

Secom – Outra questão é que Prudente se prepara para os Jogos Regionais para 2011. E a senhora normalmente tem falado de uma força tarefa que envolve todas as secretarias. Como é isso?
Tute –
O trabalho já se iniciou. Nós temos feito reuniões com cada secretario municipal por entendermos que de fato o evento é esportivo, mas por principalmente reconhecer que a gente precisa da força e do apoio de todo o secretariado. Nosso prefeito Tupã e o vice-prefeito Marcos Vinha também estão se dedicando muito para que gente possa receber cerca de sete mil pessoas entre dirigentes, técnicos e atletas, justamente para que no mês de julho nossa cidade possa receber de braços abertos todos aqueles que virão pra essa grande competição esportiva do Estado de São Paulo.

Secom - Sempre que se tem uma grande competição ocorre melhora na infra-estrutura física. Para esses jogos também?
Tute –
Também. Nós estamos medindo esforços pra que as praças estejam realmente prontas, antes do prazo inclusive, visando fazer com que os nossos atletas possuam usufruir delas, treinar naquilo que nós ofereceremos aos atletas visitantes.

Secom – Em termos de promoção de competições, como são os campeonatos de futebol amador, futsal, enfim. Como têm “andado” nesse período?
Tute –
Nós tivemos recentemente a final do campeonato sênior que foi na reinaguração do Caetano Peretti. O campeonato amador de futebol de Presidente Prudente é muito forte, a gente tem visto uma melhora na parte técnica dos atletas, tivemos uma transcorrência muito tranquila. Os atletas realmente vão para o final de semana jogar a sua bola pensando realmente no bem estar e na qualidade de vida.

Secom – No aspecto futebol, a Semepp tem uma parceira que é a Liga Prudentina de Futebol. De que forma se dá essa parceria?
Tute –
A parceria com a Liga se dá através de um convênio que a gente renova todos os anos, com aval da Câmara Municipal. E a gente tem tido sucesso porque é uma parceira que os trabalhos na questão de montagens do planejamento da arbitragem e da escala dos jogos é feita através dessa parceria e desse convênio.

Secom – Qual a participação da Semepp no Cidadescola, que é um programa de educação implantado pelo atual governo em tempo integral e em fase de experimentação em nove das mais de 50 escolas do município?
Tute –
Neste primeiro momento da implantação do Cidadescola, a Semepp tem contribuído com a infraestrutura já existente das praças esportivas. Estamos muito feliz de Presidente Prudente poder oportunizar esse contraturno aos alunos, e também oferecer-lhes atividades esportivas.

Secom – O prefeito Tupã é considerado o prefeito do esporte?
Tute –
Sim. O Prefeito Tupã é um desportista nato, ele enxerga o esporte com um mecanismo da qualidade de vida da população. Com essa visão tem nos apoiado muito. Ele tem um olhar diferenciado por entender até que o nosso trabalho é reflexo dentro da área de assistência social, dentro da área da educação e dentro da área da saúde.

Secom – Para os próximos dois anos pode-se esperar mais ainda?
Tute –
Se Deus quiser, e ele assim vai permitir que a gente possa concluir as obras iniciadas e os projetos alavancarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário