terça-feira, 31 de maio de 2011

História dos Jogos – Regionais fará Prudente voltar a ser capital regional do esporte

A secretária municipal de Esportes de Presidente Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral Neto “Tute” (foto), passou parte da juventude dedicando-se ao basquete. Durante sua carreira vestiu uniformes de diferentes equipes, entre elas da Prudentina, Coroados de Presidente Venceslau, Minercal de Sorocaba e, inclusive, o da Seleção Brasileira. Participou também por mais de 20 de competições, tais como Jogos Regionais e Jogos Abertos, entre outras.


Tute relembra como eram os Jogos há 30 anos. “Antigamente tinha todo um glamour. Entre os competidores, víamos atletas da Seleção Brasileira. A nossa equipe era muito forte. Tínhamos um imenso orgulho quando ganhávamos na classificação geral, pois competíamos com adversários potentes. Hoje, com a 1ª e 2ª divisões, e essa divisão de categorias, os Jogos perderam um pouco a competitividade”, comenta.

Ela diz que as expectativas tomavam conta das famílias dos atletas. “Os pais eram bem participativos. Se estivéssemos alojados em uma cidade próxima,s iam às competições. Visitavam-nos no alojamento. Fora que a ansiedade tomava conta de todos”, pontua. “Nos meus tempos de competição tinha um concurso que motivava muito as atletas, era a Miss Regionais. Sempre quem representava Prudente era a Jussara Galza, do basquete. Além de sermos fortes nas modalidades, éramos potentes no concurso também”, relembra.

Tute acredita que ser a cidade sede a edição 55 dos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado irá divulgar bem o município. “Ser sede dos Regionais após 15 anos é um orgulho para a cidade. Para os desportistas mais velhos é como se fosse um retorno às atividades. Novamente nós seremos a capital regional do esporte. O foco maior é fazer a população acompanhar os Regionais, pois terá bastante coisa diferente. E pessoas também”, aponta. “Além de tudo, os Jogos irão fomentar a cidade, no setor de hotelaria, lanchonetes, restaurantes, postos de gasolina, entre outros. A competição será o aquecimento local”, enfatiza.

A secretária diz que o apoio do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) ao esporte é essencial. “Cada R$ 1 investido no esporte vale R$ 3. Mesmo porque a formação de atletas é uma prevenção contra gastos de outras secretarias, inclusive para a saúde”, afirma. Ela fala também sobre a preparação paro os Jogos. “Estamos em um ritmo intenso, alucinante. Estamos providenciando todas as instalações nos alojamento. Queremos deixar tudo pronto com antecedência. Sabemos que existem detalhes que só perceberemos no início da competição e para isso estamos montando as equipes emergenciais, para nos precaver desses imprevistos”, explica.

A ex-atleta, acredita que Prudente está preparada para disputar o título. “A parte técnica está toda preparada. Tenho fé que estamos preparados para brigar contra a grande adversária, a cidade de Marília. Aqui damos muito apoio as modalidades locais, na formação de atletas, e com isso vamos lutar para ficarmos com o título do quadra de medalhas”, relata. (por Guilherme Santana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário