quinta-feira, 26 de maio de 2011

Histórias dos Jogos – Técnico do vôlei de Prudente tem 18 títulos dos Regionais

O professor Edu possui uma grande quiantidade de jornais da época


O atleta Edu é o quarto em pé da esquerda pra direita



Olha ai o meu amigo Edu em um dos ataques jogando por Presidente Prudente.

O professor e técnico da equipe masculina de voleibol da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) Eduardo Ferreira Branco ´Edu` é um amante dos Jogos Regionais e do esporte prudentino, sobre o qual possui notável acervo tofográfico e de jornais. Aos 52 anos, Edu tem muita história para contar e guarda em sua residência os registros das conquistas ao longo de sua carreira. Ele nasceu em Alvares Machado, mas é em Prudente que constrói uma trajetória de muitas vitórias no voleibol. Tudo começou em 1974, quando já integrava a equipe de vôlei da Comissão Municipal de Esportes (CCE) que na época contava com os dirigentes Pedro Balarim, hoje diretor de Esportes da Unoeste, e Orlando Moretti ´Bufila`, diretor do Colégio Objetivo.

Edu foi um atleta predestinado a vitórias, conquistando por 13 vezes o título dos Jogos Regionais e vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior em 1984, na cidade de Araçatuba. Posteriormente, como técnico de sagrou-se por cinco vezes campeão dos Regionais. Conta que nas décadas de 1970 e 1980, Prudente era quase que imbatível. “Naquela época, os adversários torciam para não enfrentar Prudente que tinha não só um voleibol forte, mas no basquetebol, futsal e futebol, entre outras modalidades``, conta.

``Nós éramos tão superiores tecnicamente falando que os organizadores dos Jogos tiravam Prudente de uma região e jogava a gente para outra região, mas mesmo assim, não tinha pra ninguém”, recorda. Edu não faz secredo que deve muito ao voleibol. “O voleibol faz parte da minha vida. Foi através dele que fiz amigos, conquistei várias coisas e, graças a Deus, hoje tenho uma família maravilhosa``, afirma.

``Gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer ao professor Benedito Parreira que, no Colégio Tannel Abbud, me ensinou primeiramente a ser homem, depois a se tornar um atleta”, pontua. Sobre a realização dos Regionais neste ano de 2011 em Prudente, Edu acredita no sucesso do evento. “Gostaria de parabenizar o Prefeito Tupã (Milton Carlos de Mello. PTB), o vice Marcos Vinha (PT) e a secretária municipal de Esportes Tute (Maria Cristina Borges Madeiral Netto), por trazer os Regionais para Prudente``, diz.

``Nossa cidade tem potencial de sobra para realizar um grande evento. Me lembro de 1980, quando da realização dos Jogos Abertos do Interior. Aliás essa competição ficou marcada como a melhor já realizada dentre todas as edições, pois tinha como prefeito Paulo Constantino e Antonio Figueiredo Feitosa foi o principal articulador desta competição``, conta. ``Nos Abertos de 1980, você estava em qualquer praça esportiva e havia um alto falante divulgando os outros resultados. O crachá dava ao atleta ou dirigente o direito de andar de ônibus para qualquer canto da cidade. Hoje não é diferente, temos um prefeito que é amante do esporte e tem a pessoa certa no comando da Semepp. Por isso, acredito que Prudente deva quebrar o tabú dos últimos anos e conquistar o título geral, superando a cidade de Marília”, aposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário