sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jogador campeão pela copinha foi revelado em projeto mantido pela Semepp no Brasil Novo

O volante Fernando Gomes, que arrancou elogios do técnico Tite, despontou para o futebol nos gramados de Prudente

O sonho de se tornar um grande jogador de futebol e compartilhado no Brasil por milhares de garotos que vislumbram o mundo da bola, finalmente se tornou realidade para Everson Fernando Gomes, 18 anos, nascido no Mato Grosso e crescido em Presidente Prudente, onde atualmente reside com a família. Muitos não sabem, mas o volante que nesta semana mostrou talento dentro das quatro linhas, e se sagrou campeão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, vestindo a camisa do Corinthians, começou a despontar e mostrar talento para o esporte no campo do Brasil Novo, em 2002. Na época, ele passou a integrar a turminha que movimentava o projeto ‘Vidas Sim, Drogas Não’, mantido pela Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e coordenado pelo professor de Educação Física e hoje vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB). Com oito anos, garante Natanael, já demonstrava um certo talento que parecia ser só dele.

“A gente observava os meninos que tinham talento e o Fernando, assim como a gente chamava ele, além de demonstrar perfeição como marcador, ele tinha características que iam além da função da posição em que jogava, como de armar jogadas, sair para o jogo e até marcar gols. Tanto é verdade que somente na copinha ele marcou quatro. Por isso a gente pode dizer que é um volante completo e por isso chegou aonde chegou”, conta orgulhoso o vereador.

De acordo com Natanael, o projeto que funciona até hoje, porém apenas como escolinha de formação desportiva – o nome foi extinto –, tem como principais objetivos tirar as crianças das ruas quando não estão na escola, formar cidadãos e descobrir talentos, o que ocorreu com o volante Fernando Gomes. “Paralelamente ao projeto, eu também era técnico do time fraldinha [garotos com 10 anos] da Semepp. Devido sua habilidade com a bola, resolvi levá-lo para o time que na época disputava o Campeonato Regional Fraldinha e Dentinho, idealizado pelo representante do Presidente Prudente Futebol Clube [PPFC], Roque Nanci Grosso. E não é que ele começou bem no time? Tanto que no ano em que ele passou a jogar pelo fraldinha fomos campeões sobre o time de Presidente Venceslau que é uma equipe forte na região”, lembra.

E com o sonho cada vez mais próximo de se tornar realidade, o volante voo ainda mais alto. Passou a disputar também pela Semepp os campeonatos estaduais pelas categorias de base, desta vez sob supervisão dos professores Horácio Luiz de Castro e Luiz Carlos Djalma. “Foi a partir dessas competições estaduais que ele passou a ser visado por olheiros. Logo, foi jogar num time paranaense onde ficou seis meses antes de se machucar e retornar a Prudente. Recuperado, voltou a treinar nas categorias de base da Semepp. E foi a partir daí, jogando fora, que um olheiro de Penápolis levou ele para o Corinthians. E deu no que deu: foi parar na copinha”, comenta, acrescentando e admitindo que a secretária municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, e o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) também ajudaram a escrever essa história.

“A Tute quando era coordenadora na Semepp sempre nos ajudou com os lanches. E o Tupã, nunca nos deixou na mão quando era secretário de Obras e precisávamos de condução para deslocar o time na cidade”, revela, em tom de gratidão. Hoje, depois de acompanhar a campanha vitoriosa do “Timãozinho”, que venceu de virada o Fluminense por 2 a 1 e se tornou octocampeão da copinha, na condição de treinador o vereador também não esconde o orgulho de ter feito parte da história do jogador que arrancou, inclusive, elogios do técnico Tite na temporada.

“Na condição de professor passei a ele todos os fundamentos do futebol. O Fernando, por sua vez, captou e assimilou muito bem a mensagem, passando a executá-la na prática com perfeição”, avalia. “Pelas suas características a gente via que ele tinha a possibilidade de se tornar um dia um jogador profissional. Isso já está acontecendo. Me parece que ele está assinando contrato com o time profisisonal. E é isso: a esperança é de vê-lo tão logo no time profissional do Corinthians”, finaliza.



Foto – Reprodução/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário