O ano de 2012 foi de qualidade de vida para aproximadamente 400 idosos de Presidente Prudente que participam das escolinhas esportivas voltadas à melhor idade, e realizada pela Secretaria Municipal de Esportes (Semepp). E para encerrar a prática das modalidades em 2012, a pasta promoveu na manhã desta quinta-feira (13/12) uma confraternização para as turmas. Apesar do momento de comes e bebes, eles não quiseram saber de ficar parados e participaram de mini torneios. De acordo com o professor da Semepp, Jaime Batista de Deus, além de integração, o intuito da ação foi comemorar as conquistas do ano e promover a interação e integração social entre os participantes.
“Promovendo os minis torneios no encerramento das atividades, fazemos com que eles não percam o foco de praticar atividades físicas, uma vez que no final de fevereiro ou no início de março devem ocorrer os Jogos Regionais do Idoso. Sendo assim, se eles ficarem longe dos esportes, depois não conseguimos mais mantê-los atuantes nas escolinhas da Semepp. Mais que isso, eles perderiam o ritmo, o condicionamento físico”, pontua.
O funcionário público estadual, Mauro Ferrari, 75 anos, conta que é o pioneiro da turma. Ele participa das atividades da Semepp há 16 anos. Inclusive defendeu a camisa do município nos primeiros Jogos Regionais do Idoso, quando estes foram sediados em Adamantina. “Quando eu era mais novo, claro que tinha mais vitalidade. Mas quando entrei para a escolinha da Semepp adquiri um melhor condicionamento físico, algo que não tinha”, revela.
Ferrari pontua também que durante os 16 anos sempre houve investimentos para melhor idade, mas que “hoje em dia eles estão bem mais expressivos”. “As atividades hoje são de primeira linha. E a estrutura das praças esportivas de Prudente está 100% melhor”, avalia.
Para a professora de Educação Física aposentada, Ivanilde Greghi, 70 anos, e que há quatro participa da escolinha da Semepp, todos os idosos deveriam “deixar a preguiça de lado e inserir a prática de esportes na rotina do dia a dia”. “Praticar atividades físicas é um prazer sem igual, ninguém quer ficar longe. Não só pelas atividades, é que os professores também são maravilhosos, sempre atenciosos. Agora ficaremos cerca de um mês parados, período em que eu certamente irei praticar esportes na praça da Cohab [Praça da Juventude e da Longevidade ‘Lucas Nalini Paschoalin’]”, comenta, aos risos.
Para o também aposentado, Valmir Valdeck Reis, 71 anos, sendo 10 deles praticando esportes, a confraternização de hoje é de compartilhar apenas as alegrias. “É muito bom podermos reunir todos os colegas e fazermos essa despedida. Mas graças a Deus ficamos pouco tempo de férias e logo voltamos para dar continuidade nos treinos visando os Jogos [Regionais do Idoso]”, diz, para acrescentar que a prática esportiva é algo fundamental para se ter uma vida melhor. “Através do esporte adquirimos melhor saúde, um espírito jovial, fazemos novas amizades. É a melhor coisa do mundo”, engrandece.
Por fim, a costureira aposentada que há cinco anos frequenta a escolinha da Semepp, Ana Luiza Ferraz, 70 anos, e que há cinco participa das escolinhas da Semepp, revela que mora em Álvares Machado, mas que adora participar das atividades desenvolvidas em Prudente. “Antigamente era difícil levantar da cama. Hoje em dia, às 5h30, já estou em pé fazendo minhas atividades físicas. Prudente está de parabéns. O ensinamento aqui é ótimo. Adoro praticar esportes em Machado também, que é minha cidade do coração e onde moro. Mas Prudente é 100% melhor idade”, encerra, em tom de comemoração. (Por Guilherme Santana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário