Nadador de Prudente já defendeu a Apea, Curitibano e atualmente veste as cores do Pinheiros
É a concretização de um sonho”. Com essa afirmação, o prudentino João Victor Oliveira Mescolote, 18, descreve a oportunidade de estudar e compor a equipe de natação da LSU (Universidade do Estado da Louisiana), que fica na cidade de Baton Rouge, nos Estados Unidos. O atleta, que compete desde os 8 anos, já passou por Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), Curitibano, e atualmente está no Pinheiros, embarca para a América do Norte na próxima segunda-feira, onde vai encarar jornada de quatro anos, cursar Administração e também atuar na Liga Universitária (NCAA, na sigla em inglês).
O nadador explica que há dois anos começou a entrar em contato com universidades americanas, apresentando seu currículo estudantil e de atleta, com a intenção de conquistar uma bolsa de estudo. “Fui eu que tive a iniciativa e comecei a procurar os centros de estudos. Depois disso foram aparecendo várias propostas. Após muito analisar, optei pela estrutura da LSU”, frisa.
João Victor informa que, para sua permanência no país, a universidade vai custear as despesas com moradia, alimentação, estudo, viagens e demais custos no período em que estiver à disposição da instituição. “Estou indo como estudante e atleta. Terei as minhas despesas essências mantidas pela universidade, em contrapartida, vou treinar e defender a equipe nas competições da liga”, revela.
O acordo com a LSU, segundo o nadador, foi selado há seis meses. E, desde então, a ansiedade pela chegada desta nova etapa em sua vida, foi frequente no decorrer dos dias. “Minha expectativa é grande, pois vou estar aprendendo novos costumes e adquirindo experiências, tanto nos treinos e nas competições, que reúnem atletas de alto nível, quanto para minha formação profissional e pessoal”, salienta.
Treino intenso
Ele acrescenta que será orientado por Christopher Ip, um conhecido técnico e que já revelou grandes nomes olímpicos. “É um técnico renomado e que segue a linha da universidade: em fazer atletas olímpicos”, diz. Em relação aos treinos, João Victor ressalta que já tem uma programação e deve iniciar assim que se instalar na cidade.
“Vou treinar de segunda a sábado, no período de manhã, e quatro vezes por semana na parte da tarde, além dos treinos físicos”, comenta. O nadador, que defende o Pinheiros, segue com vínculo com a equipe brasileira. “Continuo representando a equipe nacional, quando tiver competições eu venho e retorno, novamente, para os Estados Unidos”, finaliza. Ele segue em Prudente nesta semana e treina no TCPP (Tênis Clube do município).
Suporte familiar
Para o pai do nadador, Rogério Mescolote, a nova conquista do filho “é reflexo de uma trajetória repleta de dedicação, esforço e força de vontade”. Ele, que levou pela primeira vez João Victor a uma escolinha de natação, afirma que toda a família sempre o apoiou em suas escolhas.
“Sempre estivemos presentes, acompanhando suas escolhas. Apenas o orientamos para nunca perder o foco nos estudos”, esclarece. Além disso, Rogério afirma que o sucesso e as oportunidades do filho também foram graças ao apoio dos amigos da padaria Empório do Pão, de Presidente Prudente. “A padaria sempre deu suporte na empreitada profissional do João Victor”, enfatiza.
SAIBA MAIS
CONQUISTAS ESSENCIAIS
Entre as inúmeras conquistas, João Victor Oliveira Mescolote – especialista nos 50 e 100 metros livre, 50 e 100 m borboleta –, aponta algumas vitórias expressivas em sua carreira: 13 vezes medalhista no Campeonato Brasileiro nas categorias juvenil e júnior – em provas dos 50 e 100 m livre, além do revezamento 4×100 m e 4×50 m; vice-campeonato no Troféu Internacional Chico Piscina, em Mococa, e o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na categoria júnior, em 2013, no revezamento 4×100 m.
Por Rogério Lopes - Jornal O Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário