terça-feira, 25 de novembro de 2014

Equipes de xadrez de Prudente surpreendem aqui em Bauru após três rodadas nos Jogos Abertos do Interior

Partida entre Prudente  x  Vinhedo na tarde desta terça-feira

Duelo entre Prudente no feminino diante de Ferraz de Vasconcelos

A  modalidade de xadrez chegou hoje (terça-feira), aqui na cidade de Bauru, a terceira rodada dos 78º Jogos Abertos do Interior. E até o momento, em se tratando de uma competição do mais nivel técnico do país, podemos dizer que as equipes masculina e feminina de Presidente Prudente vem surpreendendo até o momento, brigando de igual para igual com as grandes potências do xadrez nacional e até internacional. 

Pelo naipe masculino, já são duas vitórias e um empate. Na primeira rodada vitória  diante de Peruibe por 3 x 1. Segunda-feira empate  com Itu por 2 x 2 e nesta terça-feira, vitória diante de Vinhedo por 2, 5  x 1, 5. Na classificação parcial, os enxadristas Prudentinos estão quarta colocação com 14, 5 pontos, mas faltando ainda quatro rodadas, há chances de conquista de medalha. Hoje ocuparam o tabuleiro de Prudente os atletas Igor Campelo, Raul Campos, Claudionor Pirola e Paulo Cesar Costa, este último é o mais experiente da turma masculina. 

Aos 47 anos de idade, Paulo está completando em 2014, sua vigésima oitava participação em Jogos Abertos. Foram três participações na década de 80 e depois 25 anos consecutivos, ou seja de 1989 até esta temporada. O enxadrista Prudentino fala com orgulho de ser o atleta que mais vezes disputou a competição. "Não sei até quando vou participar dos jogos abertos, mas a cada ano, meu ano de renova e fico muito feliz de ter a confiança da secretária de esportes a Tute (Maria Cristina Borges Madeiral Netto) e de todos da Semepp e poder representar a nossa cidade. Vale ressaltar que para disputar os jogos abertos é necessário obter a classificação nos Jogos Regionais", contou Costa. 

Sobre a possivel medalha aqui em Bauru, Paulo afirma ser dificil a conquista, mas a equipe está focada pra isso. "Falar do nivel técnico do xadrez aqui nos abertos, principalmente na primeira divisão,  é falar que é uma competição internacional, pois aqui estão os mestres da modalidade, Henrique Meching, ex-numero três do mundo na década de 70, e melhor do Brasil por muito tempo,  hoje jogando por Piracicaba, o Argentino Sandro Maréco, o segundo melhor do seu país, jogando por São José dos Campos, José Cubas, segundo melhor atleta do Paraguai defendendo as cores de Santos e o Cubano Neuris Delgado, um dos melhor do mundo também. Mas como estamos jogando a segunda divisão,  vamos jogar e pensar que é sim possivel quem sabe ficar entre as três melhores equipes dos Abertos", contou o enxadrista da Secretaria Municipal de Esportes de Prudente. 

Já a equipe feminina não fica atrás da masculina. Em três partidas disputadas, as Prudentinas estão invictas. No primeiro jogo, no domingo, elas empataram com Catanduva por 2 x 2. Na segunda-feira, vitória diante de São Carlos por 2, 5  x  1,5 e nesta terça-feira, vitória tranquila por 4 x 0 contra Ferraz de Vasconcelos. Estão jogando as enxadristas  Kathie Goulart Librelato, Selma Cristina Cruz da Rocha, Paola Helena da Silva Fernandes e Amanda Garcia Machado. Das três, a atleta Selma é mais experiente do grupo. Aos 48 anos de idade, depois quase duas décadas desligada da modalidade, ela está de volta a competir. "Fiz contato com o Paulo (Paulo Cesar Costa) e me coloquei a disposição e mostrei interesse em voltar a participar de uma competição importante. Deu tudo certo e estou novamente aqui defendendo as cores de Presidente Prudente e até o momento estamos muito bem na competição e brigando por medalha restando ainda mais quatro jogos", contou a enxadrista Prudentina. Na classificação parcial, a equipe feminina soma 15,5 pontos e está na terceira colocação, ou seja, se terminasse hoje a competição, as Prudentinas seriam medalha de bronze nos jogos abertos. 

Na tarde desta quarta-feira, dia 26, as duas equipes Prudentinas voltam ao tabuleiro. A quarta rodada terá início ás 15h00, no Salão Casa do Cursilho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário