A tarde de ontem foi marcada pela finalização dos trabalhos preparatórios das equipes do Grêmio Prudente para a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Se tratando do sub-15 e sub-17, as últimas duas semanas foram marcadas por trabalhos focados em ajustes necessários e integração de novos atletas aos grupos. Ambos entram em campo no sábado, 28, em casa. O sub-15 parte para o desafio primeiro, a partir das 9h, diante do União Mogi das Cruzes. Logo em seguida, o sub-17 enfrenta o São Bernardo Futebol Clube, às 11h da manhã.
Segundo Luiz Henrique dos Santos Dalben, Epitácio, treinador da categoria sub-15, a resposta dos atletas tem sido positivas, o que melhora as expectativas para o próximo jogo. “Trabalhos em ótima intensidade e boa assimilação das estratégias traçadas para o confronto. Já possuímos um modelo de jogo e o que mais temos feito é relembrar alguns conceitos, passando a confiança de que nosso trabalho vai dar resultado”, destaca. Ao ser questionado pelo seu modelo de jogo, Epitácio colocou como uma ideia geral de como a equipe deve se portar durante os diversos momentos da partida.
“Trabalho em cima de um jogo com busca incansável pela bola, pois ao termos a posse da bola consequentemente vamos dominar os espaços e ações do jogo para não sofrer tanto com as ações do adversário. Para termos a bola, buscamos sempre fazer marcação em linha alta, e quando somos surpreendidos por alguma equipe que consiga sair dessa pressão, precisamos ter transição defensiva em altíssima velocidade”, explicou.
Pelo sub-17, o esquema tático será de 1-4-1-4-1, para que o treinador consiga aproveitar o maior número de linhas, com um time de ações verticais, mas este esquema, para Epitácio, é favorável apenas para os jogos em casa. “Quando fora, pretendo diminuir essas linhas e ganhar em amplitude dentro do campo, por exemplo, utilizar o 1-4-4-2”, destaca.
Sub-17
Destacando a importância do primeiro jogo ocorrer em casa, Sérgio Moura, coloca seu grupo como um time preparado para os próximos desafios. “Eles estão focando bem no que deve ser trabalhado e melhorado, sabem como devem se portar diante de algumas situações durante os jogos, principalmente em ter calma quando o resultado não estiver de acordo com o esperado”, afirma.
Para o treinador, vencer a primeira partida é fundamental. “Temos que ganhar para irmos mais calmos para o segundo jogo, que é fora de casa, e não ter tanta pressão em cima dos meninos”, afirma. Segundo ele, em um grupo composto por 22 atletas que estão em fase de construção, o emocional é um dos pontos que devem ser priorizados. “Eles sofrem muita pressão nessa idade, então nós estamos aqui para buscar dar confiança para cada um, porque se o psicológico estiver ruim, tudo vai ficar”, relata.
Fonte Jornal O Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário