quinta-feira, 28 de maio de 2020

Hoje a homenagem é para o professor da Semepp Horácio Castro

Horácio com sua familia
















Seguindo com as nossas matérias em forma de homenagens, hoje vamos falar do  nosso técnico e professor Horácio Luiz de Castro e ex-atleta de futebol profissional.  Ele tem 59 anos e é casado com Neusa Maria Bonfim de Castro, com quem tem 03 filhos – Pedro Henrique, Ana Carolina e Luciane Maria de Castro. Horácio é formado em  Educação Física. Fez o primeiro ano na Unesp em São Carlos, passou um período da ACM – Sorocaba e terminou a faculdade na Inmespp Prudente (hoje Semepp).  

Sua carreira futebolística começou  no  Palmeirinha de Regente Feijó, em 1975. Depois em 79, foi para a base do Palmeiras em São Paulo, por onde ficou  até os 21 anos, onde jogou a Taça São Paulo em 80. Depois se profissionalizou e foi jogar no Gremio Sãocarlense de São Carlos onde disputou a o Campeonato Paulista, conhecida como intermediaria – A-2.

No ano de 1982, Horácio foi jogar no passou Ituano. Em  83 passou pelo Jalesense e voltou no mesmo ano para São Carlos. Nos anos de 84 a  86, ele jgou no  Coritnthians de Presidente  Prudente. Em 87 no União de Rondonópolis e encerrou sua carreira no Dracena jogando os anos 88 e 89 onde  encerrou sua  carreira aos 28 anos.

“Realmente essa fase como atleta de futebol foi maravilhosa, tive a honra de jogar em vários clubes profissionais, desde o Palmeiras, ao Corinthians de Prudente e São Carlense de São Carlos.  Foram anos memoráveis onde eu joguei, fiz amigos, não posso reclamar de nada, só agradecer por esta carreira de atleta profissional”, contou Castro. 

A partir dai, Horácio viveria nova fase. Ele chegou a trabalhar com vendas no ano de 90, mas foi em 91 que dava início a um novo trabalho como professor na extinta Amepp – Autarquia Municipal de Esporte, hoje Semepp e  está até hoje onde já se vão  29 anos.  Como técnico de futebol da Semepp foram muitas conquistas, sendo por 7 vezes campeão dos jogos regionais, campeão estadual Dentão em 2005. Em  2002 campeão estadual dente de leite; 2004  e 20917 vice campeão dos jogos da juventude e vice campão dos jogos abertos em 2012 em Bauru. Paralelamente a este período,  comandou como técnico o  time profissional do Prudentino em 2003 e as categorias de base do Oeste Paulista Sub-20, Gremio Prudente Sub-20 e Sub-17 e do Presidente Prudente Sub-20  em 2017, onde foi  vice-campeão. Ele ainda ainda jogou no futebol amador de Prudente, sendo  campeão elm algumas equipes entre elas o Goias, Trans- Rizza, Chuveirão das Tintas e o São Paulo do Jardim Eldorado.

Atualmente, além das escolinhas da Semepp, Horácio está trabalha com parceria com o Sub-20 do Presidente Prudente.

“Foi uma realização profissional porque continuei a carreira, a realizei meu sonho que era de se tornar atleta profissional. Estou muito feliz pela minha trajetória de vida, seja pessoal e profissional. E digo a esses garotos que sonham em se tornar um vencedor. Tem que ter muita disciplina, dedicação, respeito, nunca desaminar, se esforçar, pois a concorrência é muito grande. Mas antigamente as oportunidades eram poucas, mas hoje temos escolinhas espalhadas pra todos os lados, são feitas várias avaliações. Então só dependente do atleta para chegar ao sucesso profissional”, contou Castro.

Horácio também não esquece das pessoas que lhe estenderam as mãos. “Se hoje estou onde estou é porque muitas pessoas me ajudaram, me abriram as portas. Por isso sou muito grato, primeiramente a Deus e minha família, mas quero agradecer  algumas pessoas, ao meu parceiro Luis Carlos Djalma aqui na Semepp, aos ex-diretores da Amepp,  Gazbin (Antonio Gazabin dos Santos), Bufila ( Orlando Moretti); Natinho (Fortunatto D”Antonio Ronchi); ao Jackson Barros, Adolfo Padilha e ao nosso atual secretário de esporte Claudinei Quirino,  enfim foram tantas pessoas envolvidas na minha vida profissional, mas esses que citei tenho um carinho muito especial”, finalizou Horácio.  

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.




terça-feira, 26 de maio de 2020

Semepp implanta projeto de lives para orientar população

Dr. Breno Casari abrirá série de lives na Semepp 

A Semepp - Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente estará promovendo a partir dessa semana, uma série de lives com seus profissionais que estarão orientando a população Prudentina neste momento de pandemia do coronavirus. E a primeira será já nesta quinta-feira, dia 28 de maio com o médico do esporte, Dr. Breno Casari, que vai falar da atividade física em tempos de covid-19. A live terá início ás 14h e será transmitida na pagina da Semepp no Instagram.

De acordo com o secretário de esporte, Claudinei Quirino outras lives serão feitas com professores, técnicos e profissionais orientando a população Prudentina. “E a nossa primeira live será com o nosso  médico do esporte, o Dr. Breno Casari. Depois outros profissionais nossos também estarão participando desse projeto de lives. Por isso, convidamos os amantes do esporte para acompanhar as lives”, contou Quirino.  

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.


Em virtude da pandemia do coronavírus, Dia do Desafio será online


Amanhã quarta-feira dia 27 de maio, será realizado mais uma edição do Dia do Desafio. Diferente dos últimos 25 anos, em virtude da pandemia da Covid 19 que se alastrou pelo mundo, o evento será realizado via online. Aqui no Brasil, a organização é do Sesc e em Presidente Prudente, o evento conta com apoio da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte. O objetivo do Dia do Desafio é combater o sedentarismo e fazer com que as pessoas possam parar neste dia realizar uma atividade física.

Assim, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos. Entretanto, tendo em vista o cenário global de pandemia do Covid 19, as respectivas medidas de distanciomento social e restrição de circulação da população, e a partir da convocação da TAFISA para que o Dia do Desafio seja promovido com segurança neste contexto, o evento será realizado em um novo modelo que incentiva a promoção de ações no ambiente digital, por meio das redes sociais.

Portanto amanhã faça um vídeo realizando uma atividade física e quando publicar,  marque com a hastags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio . Quando for fazer o vídeo, evite ambientes com muitos ruídos externos (som de carros, animais, interferências de outras falas) para que a fala seja limpa e compreensível; certificar-se que a lente do dispositivo está limpa e sem interferência; verificar se a iluminação está equilibrada (ambientes com muita luz, ou enquadramentos de pessoas de pessoas contra o sol ou fundos muito claros podem prejudicar a visibilidade; verificar se o foco está fixo na pessoa que fala (pelo celular quando tocamos com o dedo sobre a imagem da pessoa o foco costuma fixar nela); identificar se o enquadramento do vídeo permite a visualização adequada (sem cortar partes do corpo ou de equipamentos que possam compor a cena); e fixe o dispositivo de captação (celular ou câmera) para estabilizar a imagem e evitar tremidas.  

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.


Novos técnicos e professores da Semepp participam de curso de capacitação de natação




Micheline com os professores da Semepp 

A Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente – Semepp – está realizando um curso de capacitação de natação convencional e pcd. O curso é destinado aos novos professores e técnicos desportivos que assumiram seus cargos efetivos e mais dois que já estão no quadro de funcionários da Semepp.  Quem está ministrando esse curso é a professora Micheline Cardoso Pereira, que é técnica da equipe de natação pcd  da Apop/Semepp/Pasrotinho/Autotec.

De acordo com ela, o objetivo é capacitar os novos professores. “Em virtude das nossas atividades estarem paralisadas em virtude da pandemia do novo coronavírus, nada melhor do que capacitar os novos  professores que estão chegando no quadro de funcionários da Semepp  vão trabalhar com a natação através escolinhas. Esse curso com certeza vem ampliar as artes de conhecimento deles”, explicou Cardoso.

O Coordenador do Projeto Escola de Formação Desportiva da Semepp, Márcio Rodrigues diz que é muito importante esse curso. “Tal capacitação será de suma importância para nós da Semepp, pois futuramente atenderá as demandas por vagas nessa modalidade dentro. Quero aqui desejar boas vindas aos novos técnicos desportivos, que são dois e dizer que mais dois também estão participando desse curso, ou seja, teremos mais quatro professores com concursados aptos para comandar aulas de natação aqui na Semepp”, comentou Rodrigues.  

Ao todo são quatro professores que estão participando desse curso, que está sendo realizado no Parque Aquático “Antonio Macca”, no Centro Olímpico e foi dividido em duas etapas.  A parte teórica foi realizada nos dias 21 e 22 de maio (quinta e sexta-feira), e a prática tem início hoje a partir das 14h, na piscina adaptada.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.




quarta-feira, 20 de maio de 2020

Semepp realizou ontem mutirão de limpeza no ginásio de esportes






Mutirão ontem a tarde no ginásio de esportes do Jardim Aviação 

Seguindo o cronograma  do mutirão de limpeza, ontem funcionários da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente estiveram ontem a tarde fazendo uma limpeza no Ginásio Municipal de Esportes “Watal Ishibashi”, no Jardim Aviação. O local foi lavado tanto na parte interna, quanto na parte externa. Esse foi o terceiro mutirão da Semepp realizado neste mês de maio. A equipe comandada pelo secretário da pasta Claudinei Quirino lá estiveram realizando mutirão de limpeza recentemente no Estádio Prudentão e no Complexo Aquático “Antonio Macca”, no Centro Olímpico.

“Neste período de pandemia e seguindo as recomendações do Prefeito Nelson Bugalho, estamos aproveitando e realizando a limpeza das nossas praças esportivas. Já fizemos no Estádio Prudentão, no Parque Aquático do Centro Olimpico e ontem foi a vez do Ginásio de Esportes, onde lavamos a parte interna e também externa. Temos que cuidar e zelar por essas praças e isto estamos fazemos mesmos que nossas atividades estejam paradas em virtude da Covid 19.  Outras praças que são administradas pela Semepp  também receberão o mesmo tratamento”, contou Quirino.
Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas. 


terça-feira, 19 de maio de 2020

Funcionários da Semepp seguem tratando das piscina do Completo Antônio Macca

Coordenador do Parque Aquático William Correia mede o PH da agua da piscina 

funcionário Paulo Rodrigues faz a limpeza  olimpica todos os dias

Mutirão de limpeza feita pelos funcionários da Semepp semana passada

funcionários da Semepp e o secretário Claudinei Quirino realizando o mutirão de limpeza 

Em virtude do novo coronavirus,  os treinamentos das equipes de natação da Semepp, bem como as escolinhas  seguem suspensos, mas os cuidados e o tratamento com as piscinas do Completo Aquático “Antônio Macca” seguem normalmente. Funcionários da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte realizam a limpeza diariamente. De acordo com o coordenador do complexo, William Correia, os serviços não  pararam.

“Estamos aqui no complexo todos os dias e são feitos a analise da agua, onde   corrigimos o ph e o  cloro, pois podemos perder toda a agua que são mais de 1 milhão  e 400 mil litros. Ou seja, apesar das piscinas não estarem sendo utilizadas, o tratamento delas é necessário diariamente. Vamos torcer para que esse momento difícil passe logo e que possamos ver novamente esse complexo aquática movimentado com as atividades normais”, contou o responsável pelo complexo.

Vale lembrar que as piscinas do complexo estavam sendo utilizadas pelas equipes  ACD da Semepp/Pastorinho/Autotec/Apop, que é comandada pela técnica Micheline Cardoso Pereira e Sempp/Criarte/Pastorinho/Apan, que tem no comando o técnico Elvancir Pereira do Nascimento, o Pepe.   

É bom  ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.




segunda-feira, 18 de maio de 2020

Federação Paulista de Karatê realiza ação social para ajudar técnicos e professores da modalidade no Estado de São Paulo em virtude da Covid-19

Paulo Villalva é o o Delegado Regional da FPK

Alexandre Serra é o técnico de karatê da Semepp 

A Federação Paulista de Karatê – FPK – deu início na última na semana passada, a uma ação social.  De acordo com o presidente da entidade, José Carlos de Oliveira (Zeca), o objetivo é arrecadar alimentos para atender os profissionais que trabalham com o karatê e que estão passando por dificuldades em virtude da pandemia do Coronavirus.

“Nós da federação demos início a esta arrecadação de alimentos que visa o  atendimento e precauções pós quarentena para atendimento aos alunos e atletas da modalidade e também é  uma excelente iniciativa na ajuda aos professores que estão passando por dificuldades por conta da pandemia. Esta ação vai atender pessoas ligadas ao karatê em todo, seja da Capital, Interior e Litoral. Por isso quem é professor, técnico ou atleta, e que desejam receber uma cesta básica, pode entrar no site e se cadastrar. Quero deixar claro que essa ação está sendo muito discreta, ou seja, não vamos divulgar nomes de ninguém que estão recebendo essa ajuda, pelo contrário sigilo total. Por isso quero agradecer a todos que estão unidos nesta ação. Caso alguém queira fazer a ajuda física pode nos entregar aqui na federação ou se preferir fazer depósito em conta bancária – é Bando do Brasil – Agencia 6998-1 conta corrente 100129-9 – CNPJ – 48.241.897/0001-71. Mais informações podem ser obtidas com o sensei Sandro no telefone (11) – 981-11-38-54.” , explicou Zeca.

A região de Presidente Prudente também está envolvida com a ação da FPK. O Delegado da 15ª Delegacia Regional da entidade, Paulo José Villalva Martins, informou que a região também será atendida.

“Nós já estamos arrecadando várias cestas básicas. Temos o  conhecimentos que em virtude da pandemia do Covid 19, infelizmente muitos técnicos e professores que vivem do karatê, e com a quarentena estão parados e passando por dificuldades. Então o nosso presidente da federação o Zéca tomou essa decisão de ajudar os que mais estão necessitando nesse momento. Já conseguimos arrecadar algumas cestas básicas e quero dizer que vamos montar uma programa de entrega já para este final de semana. Essa ajuda será para os profissionais de karatê de Prudente e também dos municípios que compreende a 15ª região da FPK”, contou Villalva.

O técnico de karatê da Semepp, Alexandre Serra também está envolvido na campanha. “Estamos juntos nessa ação com iniciativa da federação através do Zéca e aqui na nossa região a ação é comandada pelo Paulinho (Paulo Villalva) que é o nosso delegado regional. Graças a Deus vários cestas básicas já foram montadas e ainda nesta semana, vamos  estar entregando aos técnicos e professores de karatê de Prudente e também da região”, disse Xandão.  

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.

Professora de basquete da Semepp Fatiminha Belome é a nossa homenageada de hoje

Fatiminha com a rainha do basquete Hortência em evento em Prudente








flagrantes do trabalho da professora Fatiminha 

A nossa homenageada no dia de hoje é a professora de basquetebol da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte, Fátima Belome Xavier, com quem é casada com Ladyr Xavier do Nascimento e eles tem três filhos Laura Belome, Davi Belome  do Nascimento e Ester Belome do Nascimento. Como atleta, ela começou  na escolinha de basquetebol em 1985 na Associação Prudentina de Esportes Atléticos – Apea - . Em 1986, ela disputou o Campeonato Paulista  por Presidente Venceslau, onde teve três principais conquistas:- 3°lugar no Campeonato Paulista Juvenil em 1989; e 4° lugar na categoria adulta no mesmo ano 1989. Já nos jogos regionais e abertos, jogando  por Presidente Prudente, na década de 90, ele perdeu as contas foram quase 10 anos jogando,  porem sempre eestando entre os 3 primeiros colocados.

Já competindo no atletismo a partir de 1994, também por Prudente, foram várias conquistas. Quase por uma década ela foi medalhistas nas provas de 800, 1500 e 5000 mts.

Em  1993, Fatiminha inciava seu trabalho como professora da escolinha de basquete da Semepp.  “Pra mim o esporte em geral significou superação, tanto no basquete quanto o atletismo, devo a minha vida,  carreira e quem sou hoje às pessoas que me influenciaram pro esporte Dino Cintra e Helena Cintra”, contou Belome.

Sobre alguma história, ela diz que tem. Ah sim muitas histórias no basquete de jogos memoráveis terminando com apenas 3 jogadoras em quadras, e de jogos "pegados" com as equipes da região de São Paulo (rs) nossos rivais.

Mas também foi no atletismo que houve um fato que jamais me esquecerei. No ano de 1996 senão me falhe a memória os jogos regionais foi aqui em Presidente Prudente, eu estava na minha melhor forma, e na nossa equipe Prudentina era eu e mais uma grande amiga que fazíamos as mesmas provas ( a dobradinha prudentina). Naquela edição eu já havia ganhado a prova de 1500 e estávamos correndo  juntas os 800 mts,  quando na reta final eu já na frente " tirei o pé " pra que a minha parceira pudesse ficar em primeiro lugar porque nos éramos uma equipe). Fui  .muito criticada porque faria o meu melhor tempo, mas não me arrependo pois fiquei feliz!! E fomos campeãs!!!”, contou Belome.

A professora da conselhos para um pessoa ser vencedora seja vida ou no esporte. “ Dê o seu melhor o seu máximo!!  tenha disciplina, e nunca desista dos seus sonhos. Quero  agradecer a Deus por ter me dado essa  inteligência   de atleta,  pelo meu corpo perfeito  pra correr saltar e arremessar, pela alegria que sentia em cada conquista,  e também  pelos choros das derrotas que me ensinaram  até mais que as vitórias. Agradecer meu pai (in memorian) por ter acreditado no meu potencial e deixado eu sair de casa com 15 anos  e   claro aos meus mestres a quem devo tudo que conquistei e aprendi com o esporte, Dino e Heleninha”, finalizou Fatiminha.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas. 

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Obras do poção do Centro Olímpico seguem a todo vapor

Azulejs novos estão sendo colocados na piscina de saltos na Semepp
Mutirão foi feito semana passada capitaneado pelo secretario de esporte Claudinei Quirino

pedras sextavadas serão colocadas no estacionamento do complexo aquático  da Semepp

Mesmo em meio a pandemia, as obras da piscina de saltos no Parque Aquático “Antonio Macca”, no   Centro Olímpico. O local que será utilizado  treinamento do Corpo de Bombeiros, passa por reformas  e adequação. Nesta semana está sendo colocado os novos  azulejos e revestimentos, inserção da manta térmica, e execução das partes hidráulicas. A previsão é de que a piscina de salto esteja pronta em até 120 dias.

Também está andamento no Centro Olímpico o calçamento do estacionamento do complexo com pedras sextavada.  Essas pedras estão sendo produzidas no mesmo espaço do complexo e ao todo são mais de 60 mil unidades que  estarão prontas e colocas em  nos próximos dias.

O secretário de esporte Claudinei Quirino disse que logo as duas obras estarão prontas. “A piscina de salto está na fase de colocação dos novos azulejos e uma obra que será utilizada pelos Bombeiros e estamos também fazendo o calçamento do estacionamento do complexo aquático com pedras sextavada, no que facilitará o acesso a todos nas nossas piscinas. Enfim, mesmo com a pandemia, essas duas obras estão em pleno andamento aqui no Centro Olímpico”, comentou Quirino.

Na semana passada, foi feito mutirão de limpeza no complexo aquático com os  funcionários da Semepp e até com a participação do secretario de esporte, Claudinei Quirino.
Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas. 


Em quarentena o badminton da SEMEPP se qualifica e prepara protocolo de segurança

Professor Alisson dos Santos Freitas  trabalhando em Home-Office


A coordenação do badminton da SEMEPP, mesmo no período de quarentena, não deixa a peteca cair, no sentido lúdico do esporte. No aspecto de qualificação e capacitação da equipe SEMEPP/ADOAR, a coordenação afirma que não estão parados, onde o técnico Alisson dos Santos Freitas está recebendo em sua casa, por meio de vídeo conferência, aulas e capacitação do Comité Olímpico Brasileiro – COB para torna-lo um especialista em Esporte de Alto Rendimento. 

O objetivo é qualificar esse profissional para que ele possa replicar seus conhecimentos para todos os outros profissionais da cidade e região.   Este é um dos objetivos do Comitê Olímpico ao proporcionar esse tão concorrido curso de especialização.   O coordenador Edmilson relata que o prof. Alisson participou de concurso público para ingressar nesse curso, concorrendo uma vaga dentre milhares profissionais de educação física do país.   Relata ainda que, a aprovação do Alisson foi uma conquista pessoal e de equipe formada pela direção da ADOAR e da SEMEPP.  O técnico também terá aulas presenciais no Rio de Janeiro após a pandemia dar uma trégua naquela cidade.  O curso terá uma duração de quase dois anos em função desse coronavirus e os custos são arcados pelo técnico e pela direção da ADOAR.

Já quanto a volta aos treinos da equipe, o coordenador afirma que está sendo preparado um protocolo de segurança para a modalidade Badminton.  Tratando-se de modalidade esportiva individual e prática em ambiente fechado, a gestão dos treinos irá prever entre os pontos principais, a questão de somente dois atletas por quadra, uso de luvas de borrachas e máscaras faciais, medição de temperatura corporal no início de cada treino, distanciamento de dois metros entre as pessoas, número máximo de dez atletas por treino, uso de garrafas individuais de água e proibição de pessoas estranhas no interior do ginásio no momento dos treinos.

As competições estaduais, nacionais e internacionais estão sendo, algumas canceladas e outras adiadas.  A comissão técnica dentre as perspectivas de competição somente está cogitando em participar de mais um torneio estadual e mais um de nível nacional ou internacional até o final do ano em função de seus atletas estarem recebendo a bolsa atleta internacional.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.



Professora Suzana Campos Silva há décadas trabalha com muita dedicação na Escola de Natação da Semepp

Suzana com o esposo Jailton e o filho Heitor

Suzana com as amigas Fatiminha, Maria Tereza, Angélica e Rosalina

Suzana com os pais , esposo e o filho

Suzana a direita em 2009 na piscina do Centro Olimpico antes da reforma

Suzana ao fundo comandando aula na piscina da Apea

Seguindo as matérias em forma de homenagens com os funcionários da Semepp – Secretaria Municipal de Esporte, hoje vamos falar da professora da escolinha de natação, Suzana Campos da Costa Silva. Com 50 anos de idade, ela é casada com Jailton da Costa Silva com quem um filho, Heitor Campos da Costa Silva, de 12 anos e um de coração, o atleta de natação da Semepp,  Eliantony Ferreira de Souza, de 26 anos.

Na infância, Suzana  praticou vários esportes. Na adolescência optou pelo voleibol, chegou a jogar pela antiga AMEPP – Autarquia Municipal de Esporte,  até o seu ingresso na faculdade,

“Nessa época além de jogadora, eu  era assistente técnica do professor Carlos Alberto Scatolin e depois acompanhei, por um tempo o professor Manoel Alves dos Santos (Neco), oriundo de Foz do Iguaçú. Ingressei na SEMEPP,  na que  ainda era a extinta  AMEPP, em 1989, no governo do então prefeito, Virgílio Tiezzi Junior. Na época a professora de natação estava se formando na faculdade e iria voltar à sua cidade natal. Me candidatei ao cargo e fui admitida, era o início, do que se tornou, uma grande paixão”, contou Suzana.

Sobre o sentimento de estar há tantos anos no esporte, Suzana confessa que é difícil encontrar palavras para descrever esse tempo.

“Difícil colocar em palavras, afinal já são quase 31 anos de casa. Na SEMEPP aprendi a ser versátil, criativa, a me abrir para novas situações, a lidar com sim e não, ir além de minhas habilidades naturais, me desenvolvi  e, ainda sou estimulada ao desenvolvimento pleno, a crescer, pensar além. Me sinto realizada!. Participar do desenvolvimento  da criança, tanto motor quanto emocional é muito gratificante e temos, também os adultos e é empolgante vê-los se desafiaram a algo novo, já adultos mas querendo aprender um esporte diferente, se esforçando... Ter um espírito, corpo e mente ensináveis, é uma bênção”, comentou Campos.

Ela se formou em 1992, na UNESP, campus de Presidente Prudente, em licenciatura plena em Educação Física e diz que seu trabalho é sua vida. “Representa minha vida, minha história, faz parte de quem me tornei, de que sou... Agradeço ao meu amado  Deus, o privilégio de fazer parte dessa secretaria. Me proporcionou conhecimento, crescimento, me deu excelentes amigos, pessoas que fazem parte de mim, que alegram meu dia, alguns tão chegados quanto irmãos... rimos muito juntos, choramos também, fomos além de nós mesmos... Graças a Deus, as boas recordações são maiores do que o que não foi legal!”, disse a professora.

Sobre a pratica ao esporte, Suzana recomenda e explica a importância  da atividade física.
“O esporte deve fazer parte de nossa vida, independente do objetivo final. Praticar uma modalidade esportiva traz segurança, disciplina, coragem, força, nos ensina a ganharmos e perdermos, nos proporciona boas amizades... e são esses valores, que permeiam nossa vida e nos faz termos condições de seguir em frente, alcançar objetivos, saber onde  se quer  chegar, tomar decisões, no fim o esporte nos ensina, a vivermos bem. Então, escolha um esporte que te faça sorrir e siga nele, aproveite o melhor daquilo que ele te oferece, se esforce, vá além dos limites saudáveis, creia em Deus e seja feliz!. Quero aproveitar e agradecer a atual  diretoria da SEMEPP,  na pessoa do secretário Claudinei Quirino e, na do coordenador Márcio Rodrigues, por confiarem em nosso trabalho e fazerem o possível para viabilizarem a   execução  do mesmo, da melhor forma”, finalizou Suzana.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente – SEMEPP, segue com suas atividades suspensas.