terça-feira, 28 de maio de 2013

Dia do Desafio movimenta região com atividades físicas e esportivas

Fabiana Claudino
Luisão ex-seleção brasileira, Corinthians, São Paulo e Palmeiras estará em Prudente

Nesta quarta-feira (29), 64 cidades da região atendida pelo Sesc Thermas de Prudente participam do Dia do Desafio, evento que busca por meio de competições saudáveis entre duas ou três cidades, ou mesmo do auto desafio, mobilizar o maior número de participantes na prática de atividades físicas e esportivas. Em Presidente Prudente e região as ações ocorrem em escolas, praças e outros locais públicos, além do Sesc Thermas, onde participam atletas, ex-atletas e técnicos com conquistas nacionais e internacionais. 
 
No Parque de Uso Múltiplo, as atividades tem início às 7h e seguem até às 22h com bocha, basquete, futsal, ginástica artística entre outras. Outro local que recebe as práticas esportivas é a Praça da Juventude do Ana Jacinta, onde os prudentinos podem ter contato com karatê e futebol. A Praça da Juventude da Cohab tem programação a partir das 7h30. Os bairros Brasil Novo, Vila Iti, Jardim Everest, Humberto Salvador e Jardim Santa Paula também tem atividades agendadas. Neste ano, a novidade é a macro-ginástica, que é realizada no Ginásio Municipal Watal Ishibashi com 600 crianças a partir das 9h. Além disso, todas as escolas municipais e estaduais desenvolvem atividades físicas nesta quarta. 
 
No Sesc Thermas, as práticas ocorrem das 9h às 11h e das 14h às 16h30 com a presença da atleta de handebol Amanda Caetano, dos ex-jogadores de futebol Pepe e Luizão, do técnico de atletismo Adauto Domingues e o de salto em distância, Nélio Moura, e a capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino. Eles conversam com o público e interagem com cerca de 500 pessoas durante ações recreativas. 
 
Em Presidente Venceslau, a programação começa às 6h. A Praça Nicolino Rondó, localizada na área central da cidade, é palco de atividades como capoeira, judô, basquete, vôlei, balé, além de ações do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra. “Além disso, temos atividades no Ginásio Municipal, na própria Prefeitura, nos mercados, bancos, fábricas e também nas escolas, onde um trio elétrico passa em cada uma para a realização de 20 minutos de exercícios”, afirma o coordenador local do Dia do Desafio daquela cidade, Bruno Luiz Negreiro de Souza. Também são promovidas atividades com a terceira idade. “É muito importante trazer esta mobilização para os moradores. Isso desperta o interesse para essas práticas”, explica.
 
Outra cidade que participa é Pirapozinho, onde a programação ocorre desde às 7h. A primeira é no distrito de Itororó do Paranapanema. As atividades tem sequência no CCI (Centro de Convivência do Idoso), na Praça da Matriz, em unidades do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e escolas municipais. O encerramento acontece às 18h15, na Praça Manoel Marques Silva, no Centro, com ações voltadas ao público adolescente.
 
Participante há quatro anos do Dia do Desafio, Euclides da Cunha espera superar os números alcançados no ano passado, quando mais de 3 mil moradores realizaram alguma prática física e esportiva. “Temos caminhadas e apresentações aeróbicas com professores municipais de educação física”, comenta Edson Lopes dos Santos, diretor de esportes da cidade. Ainda de acordo com ele, as Secretarias de Saúde e Educação também estão envolvidas na programação desta quarta.
 
Piquerobi também envolveu vários setores na promoção de atividades, conforme o técnico desportivo Alan Patrick Sobrinho Teixeira. “Vamos fazer alongamentos em diversos locais. Queremos reunir o máximo de pessoas possível para promover a conscientização sobre uma vida saúdavel”, declara. Teixeira aponta benefícios que o Dia do Desafio já trouxe para os habitantes. “Uma atividade aeróbica que começou no evento agora é realizada de forma fixa, no Ginásio Municipal de Esportes Guido Raizaro, em dois dias da semana”, afirma. 
 
O Dia do Desafio é realizado anualmente e no continente americano é realizado pelas Prefeituras Municipais e coordenado pelo Sesc São Paulo. A competição busca a conscientização sobre a importância de uma vida saudável. O projeto recebe o apoio da campanha Move Brasil, realização do Sesc com o objetivo de aumentar a população ativa no país até 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário